MJ Dreamer
ATENÇÃO:
Apenas o Notícias - This Is It está aberto aos visitantes.

Gostou?!
Para ter acesso a todo o conteúdo do MJ Dreamer, basta se cadastrar.
Entre e venha sonhar com a gente!
MJ Dreamer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

+6
Tay
Liberian Girl
Janinha
ana claudia
Rê Jackson
Femme
10 participantes

Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Femme Ter 30 Nov 2010, 00:08


"Michael era um desses talentos imensos."

Por Caetano Veloso

Em 26 de junho de 2009

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


A notícia da morte de Michael Jackson foi um grande abalo. Cheguei ao Teatro do Sesi de Porto Alegre e ao ser informado pensei imediatamente em meus filhos Zeca e Tom. Logo Daniel Jobim me veio à mente. Ele é conhecedor e devoto de Michael desde a infância. Moreno, meu filho mais velho, que é amigo de Daniel, também dedicou afeto intenso à figura desse gênio do nosso tempo. Mas são meus filhos menores que hoje se sentem mais atraídos por seu estilo.

Como todo mundo, acompanhei Michael desde que ele era pequeno. Como todo mundo, fiquei siderado pelo cantor e dançarino de "Off the Wall" e "Thriller". Como todo mundo, fiquei entre fascinado, enojado e apreensivo diante das transformações físicas por que ele passou. O que quer que tenha havido entre ele e aqueles meninos cujos pais o processaram, acho-o moralmente superior a esses pais.

Michael é o anjo e o demônio da indústria cultural. A serpente do seu paraíso e seu mártir purificador. Os talentos artísticos extraordinários frequentemente coincidem com vidas torturadas e enigmáticas. Michael era um desses talentos imensos. Dançando "Billie Jean" na festa da Motown ele foi sim tão grande quanto Fred Astaire: comentava o Travolta de Saturday Night Fever e o Bob Fosse do Pequeno Príncipe (este, uma influência fortíssima e evidente, que nunca vi mencionada). Vou entrar agora no palco pensando em Tom, Zeca, Moreno e Daniel - e, com um nó na garganta, no sentido da nossa atividade. Ele a representava em sua totalidade, fulgurantemente, tragicamente, divinamente.


Fonte: Rolling Stones
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Rê Jackson Dom 09 Jan 2011, 03:38

Eu não gostei da parte em que o Caetano falou que como todo mundo, ele ficou entre fascinado, enojado e apreensivo com as transformações físicas do Michael.

Rê Jackson
Rê Jackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5424
Data de inscrição : 03/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por ana claudia Dom 09 Jan 2011, 09:35

O que quer que tenha havido entre ele e aqueles meninos cujos pais o processaram, acho-o moralmente superior a esses pais.
Acho que esse fardo Michael carrega ate hj.

Eu não gostei da parte em que o Caetano falou que como todo mundo, ele ficou entre fascinado, enojado e apreensivo com as transformações físicas do Michael.
Rê...eu me lembro que nessa epoca que MJ clareou a pele, foi qdo ele lançou Black & Write, lembro ate hj que o clip passou no fantastico, ai MJ comentou em entrevista com a Ograh o motivo clareamento e esclareceu outras mentiras tbém.
Mas veja só, naquela epoca, nós não tinhamos tanta acessibilidade a informações com velocidade como temos hj a internet, naquela epoca não tinhamos tanta disponibilidade de canais pagos como temos hj. Por exemplo, nós aqui vimos a da Kate na Ograh logo qdo saiu, o fantastico passou a entrevista bem depois.
Mas voltando td mundo ficou atônito qdo vi ele no clip, ele esclareceu depois...
ana claudia
ana claudia
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3220
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 46
Humor : bom .

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Janinha Dom 09 Jan 2011, 10:30

Eu sinceramente,nem me importo com as palavras ditas por Caetano Veloso,pois ele muda o discurso,como muda de roupa,e não é apenas sobre o Michael,também a respeito de outras pessoas.
Não suporto mais esse assunto de aparência do Michael,quem quiser entender que entenda...
E sobre as acusações,como disse a Ana,que fardo que o Michael continua carregando,por isso torço muito para que esses monstros repugnantes que armaram tudo isso paguem muito caro.

Janinha
Janinha
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3085
Data de inscrição : 18/08/2010
Idade : 48
Localização : Brumadinho,MG
Humor : Oscilante

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Liberian Girl Dom 09 Jan 2011, 13:16

O texto é lindo, mas...na boa, eu perdi a conta de quantas pessoas mudaram seu discurso desde o dia 25 de junho. É por isso que qdo vejo esses "um milhão de amigos" que MJ arranjou depois que morreu virem a público chorarem, se descabelarem, se tremerem, se lamentarem (lembrando até hj de como eu achei Brooke Shields patética naquele memorial), nem me comovo. De certa forma, é de se esperar essa rasgação de seda qdo alguem da magnitude de MJ morre. Publicidade é isso: hipocrisia e falsidade aos montes!
Liberian Girl
Liberian Girl
Super Fã!

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 05/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Tay Dom 09 Jan 2011, 17:02

O texto pode ser bonito...tem até um "toque poético" no final... Mas eu, sinceramente, não gostei! Essa coisa de dizer que Michael era "O cara" pra logo depois dizer que ficou enojado... ou elogia, ou insulta de uma vez!


Liberian Girl escreveu:O texto é lindo, mas...na boa, eu perdi a conta de quantas pessoas mudaram seu discurso desde o dia 25 de junho. É por isso que qdo vejo esses "um milhão de amigos" que MJ arranjou depois que morreu virem a público chorarem, se descabelarem, se tremerem, se lamentarem (lembrando até hj de como eu achei Brooke Shields patética naquele memorial), nem me comovo. De certa forma, é de se esperar essa rasgação de seda qdo alguem da magnitude de MJ morre. Publicidade é isso: hipocrisia e falsidade aos montes!

Com isso eu devo sim concordar...
É como dizem "depois que morre, todo mundo vira santo"... Agora qualquer um tem uma história emocionante vivida com MJ pra contar, sobre como ele era generoso, pai maravilhoso, humilde...
Se publicidade é isso... quero viver anônima! Pois se em nossas vidas "comuns" já vemos tanto disso, entre nossos amigos e conhecidos...
A publicidade é feita de acordo com a ocasião... vai depender disso falar bem ou mal de alguém.
Onde estavam estas pessoas enquanto a mídia se esbaldava falando horrores de Michael? Mas não faltavam pessoas querendo vender histórias em que Michael abusava de pobres criancinhas indefesas!

Tay
Tay
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1248
Data de inscrição : 15/08/2010
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Janinha Dom 09 Jan 2011, 18:11

Sobre essa mudança de discurso depois da morte do Michael,li uma declaração do Thomas Mesereau,sobre muitas dessas pessoas que apareceram emocionadíssimas em frente as câmeras e dizendo o quanto o Michael era maravilhoso,mas na época do julgamento,elas foram procuradas e se negaram a depor em sua defesa.Uma pena,porque ele não quis citar os nomes dos hipócritas.
Janinha
Janinha
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3085
Data de inscrição : 18/08/2010
Idade : 48
Localização : Brumadinho,MG
Humor : Oscilante

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Rê Jackson Seg 10 Jan 2011, 00:19

ana claudia escreveu:
Rê...eu me lembro que nessa epoca que MJ clareou a pele, foi qdo ele lançou Black & Write, lembro ate hj que o clip passou no fantastico, ai MJ comentou em entrevista com a Ograh o motivo clareamento e esclareceu outras mentiras tbém.
Mas veja só, naquela epoca, nós não tinhamos tanta acessibilidade a informações com velocidade como temos hj a internet, naquela epoca não tinhamos tanta disponibilidade de canais pagos como temos hj. Por exemplo, nós aqui vimos a da Kate na Ograh logo qdo saiu, o fantastico passou a entrevista bem depois.
Mas voltando td mundo ficou atônito qdo vi ele no clip, ele esclareceu depois...
Eu tb me lembro dessa época ana.
E eu achei ele lindo no clip Black or White!!!!
Essa de que o Caetano ficou enojado me incomoda.
Não gosto de ouvir e nem de ler falarem assim do Michael, seja quem for.
Eu nem comentei a fala do Caetano sobre não saber o que houve entre Michael e os meninos porque meu estômago não permitiu.

E quanto a mudança de discurso, concordo com vcs, a gente pode contar nos dedos de uma única mão, quem foi verdadeiro(a) amigo(a) do Michael e nunca ficou em cima do muro, nunca pulou de galho em galho de acordo com a direção do vento.
Com certeza o Caetano não está entre esses dedos.
Rê Jackson
Rê Jackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5424
Data de inscrição : 03/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Caroline MJ Seg 10 Jan 2011, 00:43

Eu comecei a ler de boa e dei de cara com a declaração sobre a aparência de Michael. Que enojado o quê! Aff, me poupe. O Caetano já se olhou no espelho? Não entendo por que raios é tão difícil escrever algo BOM sobre o Michael sem soltar uma ofensa no meio! cabeça no muro

Ok, nasci em 89 e obviamente não tive idade pra ver a mudança na cor da pele do Michael, mas desde sempre soube que isso aconteceu com ele (Eu provavelmente era tão pequena, que nem me lembro do dia que descobri que ele era negro).
Obviamente, as pessoas que tinham idade pra acompanhá-lo durante toda a vida estranharam, mas daí a fazer ceninha e dizer que ficou enojado?? ¬¬ PRA QUÊ ESSA LADAINHA? Ele não era feio, nunca foi!

As memórias de Michael em minha infância me remetem a ele, geralmente, de chapéu e com aqueles cachinhos lindos caídos no rosto (que por vezes imitei na época lol).

Depois o que vi foi Michael ENVELHECENDO e, mesmo assim, conservadão pra idade que tinha. É claro que ele mudou! Quem não muda com o passar do tempo?! Tem fotos da Era Dangerous, por exemplo, que se comparadas a fotos mais atuais não mostram os absurdos que a mídia diz. Eu vejo um homem mais velho e ponto.
As pessoas não aceitaram que Michael crescesse e também não aceitaram que envelhecesse... Não aceitaram que ele era negro e que era o artista de maior sucesso que o mundo já viu.
E não vão aceitar que ele é a mais pura prova de que não importa a cor da pele, somos todos iguais.

Michael sempre foi lindo.

(Exagerei, saí um pouco do assunto... Foi um mix de desabafo com nostalgia. Me perdoem.)
Caroline MJ
Caroline MJ
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1990
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Rê Jackson Seg 10 Jan 2011, 00:51

É isso mesmo Caroline,
Se uma pessoa branca, vai a praia, toma sol, passa bronzeador e os cambau e escurece a pele, ninguém fala nada. E ainda acham bonito.
E daí que ele ficou com a pele mais clara??? Affff.........
Só porque ele era negro, ele não podia transitar entre os tons de pele?
Mas um branco pode?
Isso tudo sempre foi invejaaa!!!!!! E continua sendo.
Inveja pura, porque Michael sempre foi bonito, gostoso e o maior artista de todos os tempos.



Rê Jackson
Rê Jackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5424
Data de inscrição : 03/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Tay Seg 10 Jan 2011, 01:36

Gente, eu não sei se devo continuar esta discussão aqui... mas, vamos lá, vou tentar coincidir com o texto postado.
Tudo o que as gurias falaram... concordo plenamente.
Qual é? Quando falam de Michael artisticamente... ele é o máximo. Mas porque se dizer enojado com a aparência de Michael? Afinal, o cara em cima do palco é o mesmo cara que estava por ai...embora ele se tornasse incrível no palco, ainda era o mesmo corpo, os mesmos cabelos, a mesma pele...em cima ou fora dos palcos.
E... o que há de tão importante no tom da pele de uma pessoa? A menos que seja pra definir o FPS do protetor solar...
Pelo amor de Deus, quem foi o idiota que disse que o tom de pele determina talento, caráter, inteligência, bondade, generosidade...?
Porque falar tanto se Michael tem ou não nariz (sempre achei isso rídiculo)... Se o nariz é assim ou assado...dane-se, o que importa?
O que importa pras pessoas as cirurgias plásticas ou a mudança de cor da pele do Michael? Eles estavam em seu lugar pra saber o que ele pensava e queria e sentia...?
Tantas coisas pra nós enojarmos... e que tratamos com maior naturalidade! Porque se sentir enojando ao ver na Terra tamanho talento e genialidade de uma pessoa... ? Admirado, maravilhado sim... enojado não! Se tá com nojo...vomita!
Michael I love you... and don’t matter if you’re black or white.
Tay
Tay
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1248
Data de inscrição : 15/08/2010
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Liberian Girl Seg 10 Jan 2011, 11:09

É aquela velha máxima "uma mentira repetida mil vezes acaba virando verdade" . Os tablóides repetiram (e repetem mesmo com as evidências do contrário) tanto que "MJ clareou a pele por racismo" que pegou, pegou inclusive para pessoas aparentemente de "cabeça feita" como o Caetano Veloso, que por sinal foi muito maltratado por ser diferente no período da ditadura, porque ele se vestia e se portava como um "malucão" (e ele ainda vem falar de nojo, esquecendo que ele mesmo já provocou repugnância no público). Isso prova que de cabeça feita essa gente não tem nada! Que na verdade o que essas pessoas públicas fazem é concordar com a maioria p/manter seu status. Covardia! Combina bem com o que eu disse sobre a mudança de discurso pós 25 de junho! Em 2005, aqueles que poderiam depor a favor do MJ, se recusaram p/não associarem suas imagens a um "pedófilo", mesmo que elas soubessem que não era nada disso. E agora continua a mesma coisa, só que diferente, pois faz bem à imagem "falar bem" de MJ!
Liberian Girl
Liberian Girl
Super Fã!

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 05/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Femme Seg 10 Jan 2011, 11:49

Que curioso como o olhar de cada um enxerga coisas tão distintas. Desde que li este texto pela primeira vez, ele sempre me pareceu elogioso. Principalmente porque ele foi escrito no primeiro momento, quando ainda não haviam "revisto" a imagem de MJ, e falar mal dele era o comum, o esperado.

Agora, reli tentando enxergar com os olhos de vocês, mas continuei reconhecendo grandes elogios em trechos como:
"...dedicou afeto intenso à figura desse gênio do nosso tempo."

"Os talentos artísticos extraordinários frequentemente coincidem com vidas torturadas e enigmáticas. Michael era um desses talentos imensos."

"Dançando "Billie Jean" na festa da Motown ele foi sim tão grande quanto Fred Astaire"

"...no sentido da nossa atividade. Ele a representava em sua totalidade, fulgurantemente, tragicamente, divinamente."
Na verdade, o que menos me chamou a atenção foi a palavra 'enojado'. Talvez porque, por vir lado a lado com 'fascinado' e 'apreensivo', a construção inteira não me pareceu ofensiva. Pareceu sim, que expressava um grande mistério, diante do que qual ele se viu sem resposta, impactado pelo que não conseguia compreender nem alcançar. Pensei que seria a mesma descrição que talvez ele, sendo homem, daria a um parto.

E até mesmo esta afirmação ambígua me soou como uma forma inusitada de reconhecimento:
O que quer que tenha havido entre ele e aqueles meninos cujos pais o processaram, acho-o moralmente superior a esses pais.
Ou seja, até mesmo se fossem verdadeiras as acusações, ainda assim, diz Caetano, Michael seria moralmente superior aos que o acusaram.

Às vezes, acho que nós, fãs, estamos tão acostumados a ter que defendê-lo que detectamos o menor sinal de 'agressão', mas temos uma certa desconfiança quanto aos elogios...rs...


Última edição por Femme em Seg 10 Jan 2011, 12:34, editado 1 vez(es)
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Alone Seg 10 Jan 2011, 12:27

Femme escreveu:Às vezes, acho que nós, fãs, estamos tão acostumados a ter que defendê-lo que detectamos o menor sinal de 'agressão'

Eu já havia dito isso, aqui mesmo no Dreamer Rolling Eyes
Alone
Alone
Moderação

Feminino Mensagens : 1712
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 44
Localização : Neverland

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Femme Seg 10 Jan 2011, 13:35

Alone escreveu:Eu já havia dito isso, aqui mesmo no Dreamer Rolling Eyes
Zi, eu particularmente faço uma distinção: se a criatura já agrediu ou ofendeu Michael, em vida, eu sempre serei muito rigorosa com qualquer palavrinha ambígua que ela use. Um exemplo clássico é Lisa Marie. Ela pode elogiar MJ quanto for, eu sempre estarei desconfiada e atenta para as "ofensas subjetivas" que possam estar presentes em sua fala. Mas se a pessoa nunca criticou nem ofendeu MJ em vida, como Caetano, e usa uma palavra questionável num texto repleto de elogios, minha tendência será reconhecer os elogios, e não me concentrar no negativo.

Aliás, lembrei de um blogueiro que escreveu uma crítica super elogiosa a TII, mas terminou o artigo chamando "Earth Song" de "chatinha". Pronto, ninguém conseguia ver mais nada que não fosse essa heresia!...rs...

De toda forma, eu entendo que esta hipersensibilidade que nós temos seja uma reação natural aos muitos anos de tortura ouvindo/lendo/assistindo as inúmeras agressões que MJ sofreu.
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Alone Seg 10 Jan 2011, 13:58

Femme escreveu:Zi, eu particularmente faço uma distinção: se a criatura já agrediu ou ofendeu Michael, em vida, eu sempre serei muito rigorosa com qualquer palavrinha ambígua que ela use. Um exemplo clássico é Lisa Marie.

O que eu quis dizer é que estamos tão acostumadas a só ver o ponto negativo de um artigo/entrevista relacionado ao Michael que esquecemos todo o resto. Isso já aconteceu aqui no Dremaer e eu já havia dito isso. Não me referi em momento algum sobre a Lisa, e nem era essa intenção. Aliás, nem gosto de falar dela e nem de outros assuntos relacionados ao Michael aqui no Dreamer. silent
Alone
Alone
Moderação

Feminino Mensagens : 1712
Data de inscrição : 11/07/2010
Idade : 44
Localização : Neverland

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Liberian Girl Seg 10 Jan 2011, 14:15

Bem, não é só uma questão de estarmos acostumados a defendê-lo, mas tb é a questão do tamanho da hipocrisia que vimos desde que MJ morreu. O texto é muito bonito, continuo achando-o assim, mas me parece batido, só mais um, diante dos muitos discursos bonitos que ouvimos, simplesmente porque tb cabe outra velha máxima " agora que perdeu, tá dando valor ". Vc tem razão nesse ponto Femme, foram muitos anos aguentando pancadas muitas vezes sem sentido algum, e eu até assumo, ultimamente, é difícil eu me comover de verdade com as coisas que leio, por mais bonitas e elogiosas que sejam. Agora é tarde, na minha visão, para tantas coisas bonitas a serem ditas, Michael não está aqui p/ouví-las, algo que tenho certeza que lhe faria muito bem, ser tratado pelo menos com respeito.
Liberian Girl
Liberian Girl
Super Fã!

Mensagens : 1142
Data de inscrição : 05/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por mjtudibom Seg 10 Jan 2011, 16:04

Eu lí o texto, lí os comentários e antes de postar fui dar uma olhada num artigo que tenho aqui e ver se encontrava mais alguma declaração de Caetano em relação a Michael.
Achei esse comentário feito por ele em 1993.
"Tudo em Michael Jackson é feito de matéria pop: sua grande música, sua grande dança, sua vida mínima. Em nossos dias ele só tem a mesma carga de popismo de Marilyn ou Elvis ou Elizabeth Taylor. Perto dele, Madonna parece uma mera teórica."

Achei essa declaração de 93 um grande elogio, como achei tb esse artigo postado pela Femme um elogio.
É só uma visão minha tb meninas. Tb não suporto ver pessoas criticando a aparência e a conduta de Michael, mas do jeito que ele falou, sobre a aparência, me pareceu que ele só quis dizer dos sentimentos que se misturaram nele em algum momento. E em relação as crianças, eu já entendi que ele quis dizer que não pode garantir se Michael fez ou não alguma coisa com os meninos, mas que levando em consideração a história de Michael, ele acha mais correto acreditar em sua inocência.

Esta foi só a minha impressão tb, tomara que eu não esteja enganada! Neutral
mjtudibom
mjtudibom
Super Fã!

Feminino Mensagens : 2815
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Neverland-RS

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por ana claudia Seg 10 Jan 2011, 16:33

Achei esse comentário feito por ele em 1993.
"Tudo em Michael Jackson é feito de matéria pop: sua grande música, sua grande dança, sua vida mínima. Em nossos dias ele só tem a mesma carga de popismo de Marilyn ou Elvis ou Elizabeth Taylor. Perto dele, Madonna parece uma mera teórica."
Nossa...faz tempo isso hein.
Se bem que entre 1993 e esse ultimo relato, não mudou mta coisa.
ana claudia
ana claudia
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3220
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 46
Humor : bom .

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Rê Jackson Seg 10 Jan 2011, 21:26

Talvez a gente exagere sim, pelos motivos citados pela Femme.
Mas eu continuo achando que a palavra "enojado" não caiu bem, não para alguém que já foi tão criticado, maltratado e humilhado como o Michael.
Eu fico incomodada sim.
E quanto ao que aconteceu entre Michael e os meninos, se ele não pode garantir nada, ele poderia tb não ter dito nada. Se ele não pode defender, ele tb não precisava levantar a dúvida, ainda que fosse pra depois dizer, ah mas eu acredito na inocência dele.
Era melhor não dizer nada.
Eu acho isso, mas algumas de vcs não acha. Tudo bem.
E eu tb percebi os elogios ao Michael, feitos pelo Caetano, mas me incomodou essas duas falas dele.

E outra coisa, eu não concordo que a gente só vê o lado negativo de todas as matérias.
Existem muitos tópicos aqui no forum cheios de posts com comentários satisfeitos.
O problema é que somos super sensíveis mesmo quando alguém fala do Michael, como a Femme disse.
Rê Jackson
Rê Jackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5424
Data de inscrição : 03/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Tay Seg 10 Jan 2011, 22:32

Liberian Girl escreveu:Bem, não é só uma questão de estarmos acostumados a defendê-lo, mas tb é a questão do tamanho da hipocrisia que vimos desde que MJ morreu. O texto é muito bonito, continuo achando-o assim, mas me parece batido, só mais um, diante dos muitos discursos bonitos que ouvimos, simplesmente porque tb cabe outra velha máxima " agora que perdeu, tá dando valor ". Vc tem razão nesse ponto Femme, foram muitos anos aguentando pancadas muitas vezes sem sentido algum, e eu até assumo, ultimamente, é difícil eu me comover de verdade com as coisas que leio, por mais bonitas e elogiosas que sejam. Agora é tarde, na minha visão, para tantas coisas bonitas a serem ditas, Michael não está aqui p/ouví-las, algo que tenho certeza que lhe faria muito bem, ser tratado pelo menos com respeito.

Me sinto do mesmo jeito.

Mas como colocar numa mesma frase "fascinado" e "enojado" se referindo a mesma pessoa?
O que não entendi foi que Veloso elogia o cantor e dançarino... mas se diz enojado quando fala do homem! Só que artista e homem são a mesma pessoa... Já ouvi tantas vezes alguém dizer "o mundo perdeu um grande artista"... Será que alguém se ligou que junto com o artista, perdeu-se um grande filantropo? O legado artístico de MJ estará ligado às polêmicas... polemizadas pelos outros e não por Michael.


Tay
Tay
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1248
Data de inscrição : 15/08/2010
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Femme Seg 10 Jan 2011, 23:00

Tay escreveu:Mas como colocar numa mesma frase "fascinado" e "enojado" se referindo a mesma pessoa?
É exatamente porque tais palavras estão juntas na mesma frase, Tay, que não consigo entender isso como ofensa. Ora, se ele quisesse ofender, porque iria se dizer também "fascinado"? Afinal, fascinar é encantar, cativar. Para mim, ele usa essa mistura exatamente para exprimir a mistura de sentimentos que Michael causa em tanta gente. O que pensar deste gênio?! Michael subverte as verdades, o esperado, o conhecido. Não há palavras que o definam.

Tay escreveu:O que não entendi foi que Veloso elogia o cantor e dançarino... mas se diz enojado quando fala do homem!
Mas ele não se diz enojado do homem, Tay. O que ele diz é que ficou "entre fascinado, enojado e apreensivo diante das transformações físicas por que ele passou." O homem é muito mais do que o seu aspecto físico. Para mim, diante das transformações que Michael escolheu viver, Caetano (como muitos), não sabia o que pensar. Por isso eu comparo o que ele sentiu ao que muitos homens sentem assistindo um parto: eles não alcançam àquilo tudo, e sentem um misto de muitas emoções complexas e contraditórias.
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Caroline MJ Seg 10 Jan 2011, 23:05

Como já disseram algumas aqui, eu acho que certas palavras - por menores que sejam - são desnecessárias quando se está escrevendo um "elogio" (supostamente). O texto de Caetano teria sido MARAVILHOSO pra mim, se ele não tivesse feito o favor de acabar com ele nas primeiras linhas.

Sempre tentam fazer essa distinção estúpida: "Michael Jackson era talentoso, não importa o que fez na sua vida pessoal" ou ""Michael Jackson é o Rei do Pop, mesmo as mudanças na aparência"
Isso pra mim quebra totalmente o clima.

É como se eu fosse elogiar alguém:
"Amiga, você é maravilhosa, mas você é feiosa. Mesmo assim..."
"Ele é um ótimo profissional, porém tem nariz de batata "
Qual o sentido disso?? Pra mim, isso quebra totalmente a suposta noção de elogio/ homenagem.

E sim. Se trata de Michael Jackson. Nós somos naturalmente na defensiva porque as pessoas nos deixaram assim. Quantos textos sobre Michael podemos ler, sem ter uma ofensa, uma alfinetadinha que seja? Pouquíssimos, comparados aos textos que o "homenageiam" por aí.

Seria tão, mas tããããão simples não escrever coisas do tipo. =\ A mas é Michael Jackson, ele já está acostumado a ser esculachado, não tem problema.
¬¬

Caroline MJ
Caroline MJ
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1990
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Tay Seg 10 Jan 2011, 23:43

Caroline MJ escreveu:Como já disseram algumas aqui, eu acho que certas palavras - por menores que sejam - são desnecessárias quando se está escrevendo um "elogio" (supostamente). O texto de Caetano teria sido MARAVILHOSO pra mim, se ele não tivesse feito o favor de acabar com ele nas primeiras linhas.

Sempre tentam fazer essa distinção estúpida: "Michael Jackson era talentoso, não importa o que fez na sua vida pessoal" ou ""Michael Jackson é o Rei do Pop, mesmo as mudanças na aparência"
Isso pra mim quebra totalmente o clima.

É como se eu fosse elogiar alguém:
"Amiga, você é maravilhosa, mas você é feiosa. Mesmo assim..."
"Ele é um ótimo profissional, porém tem nariz de batata "
Qual o sentido disso?? Pra mim, isso quebra totalmente a suposta noção de elogio/ homenagem.

E sim. Se trata de Michael Jackson. Nós somos naturalmente na defensiva porque as pessoas nos deixaram assim. Quantos textos sobre Michael podemos ler, sem ter uma ofensa, uma alfinetadinha que seja? Pouquíssimos, comparados aos textos que o "homenageiam" por aí.

Seria tão, mas tããããão simples não escrever coisas do tipo. =\ A mas é Michael Jackson, ele já está acostumado a ser esculachado, não tem problema.
¬¬


Nossa... você conseguiu expressar tão claramente... é sobre isso que eu me referi anteriormente! Smile
Tay
Tay
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1248
Data de inscrição : 15/08/2010
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por pat_marcel Qui 13 Jan 2011, 19:29

Meninas, entendo vocês, mas concordo com a Femme.

Quando li esse relato de Caetano logo após 25 de junho, senti-me tocada, principalmente porque ele se refere à dor dos próprios filhos diante da perda daquele que os inspirava.

Lembro-me que também me assustei ao ler a palavra "enojado", mas quase que instantaneamente, recordei-me da música Sampa e do trecho abaixo, em que Caetano relata seu profundo desprezo e ao mesmo tempo fascínio por uma cidade que é tudo em uma só. Fiz uma ligação direta ao que ele deveria sentir por Michael, um homem tão a frente de nosso tempo!

Trecho de Sampa:

"Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos mutantes

E foste um difícil começo
Afasto o que não conheço
E quem vende outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso"


Só nós sabemos a dor e o prazer que é ter Michael como referência. Tão fácil de amar, ao mesmo tempo tão complexo...
Quantas vezes tivemos que brigar, quase que literalmente, por ele, pela verdade dele (que tb era nossa)? Quantas vezes fomos chamados de "grupinho de fãs idiotas"?
Eu, amigos, ouvi no dia da morte de Michael a seguinte frase: "você chorou por causa daquele desfigurado?". Deus, como isso doeu! Mas eu já estava dilacerada pela perda, que isso "desceu redondo".

Enfim, o que quero dizer é que sim, estamos muito machucados por tudo que tivemos que passar por Michael (e passaríamos quantas vezes fossem necessárias!), mas acredito que Caetano quis expressar algo muito mais profundo do que aparência. Entendi a palavra "enojado" como sendo algo que se desconhece e que assusta, simplesmente por fugir dos padrões.
pat_marcel
pat_marcel
Super Fã!

Feminino Mensagens : 926
Data de inscrição : 19/12/2010
Idade : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso Empty Re: O anjo e o demônio da indústria cultural: por Caetano Veloso

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos