MJ Dreamer
ATENÇÃO:
Apenas o Notícias - This Is It está aberto aos visitantes.

Gostou?!
Para ter acesso a todo o conteúdo do MJ Dreamer, basta se cadastrar.
Entre e venha sonhar com a gente!
MJ Dreamer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson

4 participantes

Ir para baixo

‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson Empty ‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson

Mensagem por MJElaine Sex 30 Nov 2012, 23:18


‘Thriller’ e a MPB


Por Silvio Essinger, em 25 de novembro de 2012

Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson


RIO - Álbum internacional mais vendido no mercado brasileiro (até 2001, eram 1,2 milhão de cópias), “Thriller” tem uma história com a MPB que começou antes mesmo do seu lançamento. Em janeiro de 1981, Ivan Lins e seu parceiro Vitor Martins foram à casa de Quincy Jones, que separara uma canção da dupla, “Um novo tempo” para um vindouro disco de Michael Jackson. Ivan conta que todas as partes chegaram a um acordo, Quincy fez uma festa para celebrar e os compositores, felizes, até tomaram um porre.

— Dias depois chega o contrato — recorda-se o músico. — Nada, rigorosamente nada do que tínhamos acertado na casa do cara constava na papelada. Ao contrário, veio um contrato leonino, bem imperialista, desrespeitoso até. Como se nós fôssemos gente dura e desesperada que assina qualquer coisa para ganhar um pouco de fama e uns trocados.

Um outro porre foi tomado, outro contrato negociado, mas a chance de “Um novo tempo” entrar em “Thriller” passou.

— Enquanto os advogados se digladiavam, o Quincy chegou a me mostrar, por telefone, umas ideias que estavam tendo para nossa música. E o letrista ia ser Rod Temperton, que me ligou um dia para saber o que dizia a letra em português. Falei que era sobre esperança de um mundo melhor, e me lembro muito bem da frase que ele disse: “Oh, Michael is gonna love that!” (O Michael vai adorar!”) — conta Ivan, que chegou a ouvir boatos de que uma demo com a canção teria sido gravada pelo cantor.

Algum tempo depois, quando a canção “Thriller” estava estourada, e Tom Zé fazia letras para jingles da agência de publicidade DPZ, seu colega de trabalho, o humorista e dublador Serginho Leite (falecido no ano passado) sugeriu que ele fizesse uma paródia do sucesso de Michael Jackson. Depois de uma semana, o tropicalista baiano saiu com “Criser”, letra em que fazia uma leitura, à luz da situação política e e econômica do Brasil de 1984, do horror cinematográfico em que se baseava a composição de Rod Temperton. “Você tenta sair correndo / Mas alguma coisa está te detendo / E você tenta descobrir o que há / Você está preso ao financiamento do BNH (o antigo Banco Nacional da Habitação)”, escreveu Tom Zé para essa faixa, que foi registrada em disco pelo fictício grupo Dollar Jackson e Electric Boogie.

— A gente trabalha num lugar na Terra e isso influencia o que se faz — teoriza Tom Zé, na busca de uma explicação para a escolha da temática da paródia. — Não era habitual esse diálogo entre os sucessos internacionais e a música brasileira sofisticada, então fui levado por esse fato do país logo nos primeiros versos, aquilo me invocou.

Dois anos depois, em “Délica” seu primeiro disco solo, a ex-vocalista do grupo Sempre Livre, Dulce Quental cantou “Natureza humana”, uma versão de “Human Nature” em embalo bossa nova, com letra vertida para o português pelos irmãos e poetas Jorge e Waly Salomão. Foi um dos grandes sucessos da cantora, tocado até hoje em emissoras de flashback.

— Eu já tinha gostado muito do “Off the wall”, e quando o “Thriller” saiu eu fiquei maluco por ele. Propus ao Waly fazer uma versão de “Human nature”, mas ele não tinha certeza se deveria. A ficha só caiu depois que o Miles Davis gravou a música — conta Jorge. — A letra nasceu da efervescência que havia no Baixo Leblon, com frases bem usuais da época.

— Eu não curtia muito Michael Jackson, essa canção me chegou com o filtro tropicalista do Jorge e do Waly, com toda aquela poesia concreta e imagística — arremata Dulce. —Ela tinha a coisa da bossa, e o (tecladista) Nico Rezende foi muito feliz no arranjo. “Natureza humana” entrou no padrão FM de rádio.

Outras músicas de “Thriller” que ainda ganharam interpretações ilustres da MPB foram “Billie Jean” (junto com "Eleanor Rigby", dos Beatles, como interpolação ao samba “Nega maluca” no disco acústico “Caetano Veloso”, que o cantor lançou no mercado americano em 1986) e “Beat it” (que Milton Nascimento incluiu no seu disco “Crooner”, de 1999).


Fonte: O Globo
MJElaine
MJElaine
Super Fã!

Feminino Mensagens : 4023
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 65
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson Empty Re: ‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson

Mensagem por JuJu Jackson Love Forever Sáb 01 Dez 2012, 21:25

Michael é tão icônico, que fez influências até aqui no Brasil com Thriller, bom de mais,adorei muito essa matéria, mais sinceramente a versão Natureza Humana, da música Human Nature, é muito chata, eu não gostei e pra mim estragou a original, prefiro Michael mesmo cantando a dele, do jeitinho dele.....
JuJu Jackson Love Forever
JuJu Jackson Love Forever
Super Fã!

Feminino Mensagens : 632
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 27
Localização : São Paulo
Humor : Muito Contente em participar do Fórum MJ Dreamer

Ir para o topo Ir para baixo

‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson Empty Re: ‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson

Mensagem por MJElaine Sáb 01 Dez 2012, 21:57

É Juju, só Michael mesmo para cantar Human Nature.
E eu gostaria muito que tivesse dado certo com a música Um Novo Tempo, porque eu gosto muito do Ivan Lins. Já pensaram, uma música brasileira fazendo parte do álbum mais vendido de todos os tempos, na voz do maior artista do mundo? Enfim, coisas do mundo dos negócios...
MJElaine
MJElaine
Super Fã!

Feminino Mensagens : 4023
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 65
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson Empty Re: ‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson

Mensagem por Rê Jackson Dom 02 Dez 2012, 00:17

Seria demais mesmo Elaine, se tivesse dado certo. Gosto bastante das músicas do Ivan Lins.
Rê Jackson
Rê Jackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5424
Data de inscrição : 03/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson Empty Re: ‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson

Mensagem por Rosy Jack Ter 04 Dez 2012, 15:48

Estou com vçs, eu tmbm gostaria que tivesse dado certo, mas mesmo assim eles hoje tem essa história pra contar e eu adorei mesmo ler.
Rosy Jack
Rosy Jack
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City

Ir para o topo Ir para baixo

‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson Empty Re: ‘Thriller’ e a MPB: Músicos brasileiros relembram histórias do disco de Michael Jackson

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos