MJ Dreamer
ATENÇÃO:
Apenas o Notícias - This Is It está aberto aos visitantes.

Gostou?!
Para ter acesso a todo o conteúdo do MJ Dreamer, basta se cadastrar.
Entre e venha sonhar com a gente!
MJ Dreamer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

+4
Janinha
pat_marcel
MJElaine
Femme
8 participantes

Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por Femme Sáb 14 Abr 2012, 21:49


Francois Glorieux é um dos compositores, regentes, pianistas e músicos mais importantes da Bélgica e já trabalhou com muitos músicos importantes. É Professor Honorário de Música de Câmara no Conservatório Real de Música, em Ghent, na Bélgica e Professor Visitante na Universidade de Yale, EUA. Aqui, ele relata ao Fórum MJHideOut suas memórias sobre Michael Jackson e seus emocionantes encontros.


MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Em 08 de agosto de 2011

Traduzido por Femme, exclusivamente para o MJ Dreamer. Proibida a reprodução.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


O primeiro contato entre François Glorieux e Michael Jackson teve lugar em 09 de março de 1987. Michael estava cheio de entusiasmo ao ouvir os arranjos de seus maiores sucessos que o músico belga havia feito.

Em 02 de maio de 1989, os dois artistas se reuniram. Michael lhe pediu para fazer mais arranjos de música clássica para seus maiores sucessos. Michael falou muito bem de François, nestes termos: "A orquestra Francois é maravilhosa, ele é um músico excepcional e os arranjos orquestrais das minhas músicas são fascinantes ... Eu pedi para ele continuar a trabalhar nesta linha."

Um ano depois eles se encontraram novamente, e Michael ficou feliz com as três composições que François já fizera: Bad, Liberian Girl e Smooth Criminal.

Menos de um ano depois, os dois artistas se encontraram novamente. Eles ouviram juntos e discutiram o seu arranjo orquestral para Liberian Girl. Michael imediatamente organizou uma sessão de fotos para o dia seguinte, quando foram registradas mais de 100 fotos.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


François tem atualmente 78 anos. A morte de Michael ainda é muito comovente para ele. "Algum tempo atrás eu escrevi algumas canções em honra e homenagem a Michael, incluídos em um CD chamado In Memoriam Michael Jackson, que inclui arranjos para piano de algumas de suas próprias músicas e algumas músicas especialmente compostas em homenagem a ele.

O CD está disponível por e-mail de seu site:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Duas das três primeiras músicas para as quais ele fez arranjos clássicos, Bad e Smooth Criminal, foram interpretados com sucesso três vezes pela National Symphony Orchestra de Londres entre 1992 e 1993, com 85 músicos, e uma vez pela BBC Radio Orchestra, regendo ele mesmo a orquestra.

"Esse era o desejo de Michael e sua intenção era que eu fizesse os arranjos de doze de seus mais importantes sucessos, mas fazê-los no estilo clássico e apenas com instrumentos acústicos. Na verdade, seu desejo era ser interpretado com os grandes compositores como Beethoven, Brahms e outros músicos também. Sua idéia era também organizar um grande concerto no Hollywood Bowl, dirigindo eu mesmo a Orquestra Sinfônica de Los Angeles para uma festa de gala da UNICEF. As versões que eu fiz obtiveram um grande sucesso de público, mas, infelizmente, não foram gravadas, apesar de estarem completamente terminadas."

Ele ainda está tentando encontrar patrocinadores para gravar as três músicas (Bad, Liberian Girl e Smooth Criminal), mas é muito difícil porque são canções escritas para uma grande orquestra de 85 músicos.

"Há outras versões que fiz para orquestra e banda de metal. Devo dizer que Michael me disse que sentia uma verdadeira paixão por música clássica e que apreciava minhas improvisações sobre temas dos Beatles em estilo clássico. Seus três compositores favoritos eram Mozart, Prokofiev e Debussy. Sabe que ele até dançou comigo em seu estúdio? ... Foi uma loucura, mais tínhamos muitos pontos de vista em comum: a paz e a liberdade, a paixão por animais e por último mas não menos importante: "humanidade". (Ele ressaltou esta palavra porque eu tinha lhedito que era o que mais se destacava em Michael, sua humanidade).

"A propósito, algumas das minhas composições são intituladas: "Ode à Humanidade", "Pela Paz e Liberdade", "Por Um Mundo Melhor" e "Ainda Esperando a Paz". A última está no CD. Uma versão para orquestra e a outra com letras do artista checo e meu amigo pessoal, Richard Pachman. Este tema, além disso, Ainda Esperando a Paz, faz parte de uma suite chamada "Tribute to Michael Jackson" que é composta por oito temas sobre ele."

"Eu posso lhe dizer que Michael e eu nos tornamos bons amigos e ele chorava em meu ombro quando eu tocava "She's Out Of My Life". Ele me deu muitos beijos e quando saí, depois de passarmos três horas juntos, ele disse: "François é uma pena que você não seja meu irmão" ... Foi um momento único e tiramos mais de cem fotos juntos!"

"Quando eu soube da sua morte, eu estava saindo da Bélgica para Viena para dar um recital na televisão e duas semanas depois tinha que ir para Praga, a minha cidade favorita, onde eu fiz um especial "Tribute to Michael Jackson", com alguns artistas tchecos. Entre estas duas grandes cidades compus a peça "In Memoriam Michael Jackson", primeiro para piano e, em seguida, para um quarteto de cordas, porque Michael gostava muito de cordas. Todas essas versões você pode encontrar no CD."

"Meus três encontros com Michael permanecerão como as lembranças mais emocionantes da minha vida. O contraste entre o Rei do Pop no palco e a mesma pessoa em particular era enorme. A imprensa o descreveu como um homem intocável e impossível, mas eu descobri um tipo inteiramente diferente, extremamente sensível, muito emotivo e até mesmo tímido. Michael me deu a impressão de não estar feliz e precisar de um profundo afeto que estava faltando."

"Na primeira hora que passamos juntos, ele me pediu para falar sobre quando eu era jovem. Não me interrompeu em nenhum momento e me escutou contar a história da minha juventude, quando três bombas destruíram minha casa e mataram três membros da minha família. Em um momento, ele perguntou se minha mãe ainda estava viva. Quando eu respondi que ela havia morrido alguns anos atrás, ele disse: 'François, ela está feliz agora, porque lá do céu pode nos ver juntos' ... eu nunca me esqueci desta frase, acredite. E cada vez que eu toco "She's Out Of My Life" eu sinto lágrimas nos meus olhos e eu preciso de uma grande concentração para terminar de tocar a música ao piano.


Em entrevista à televisão belga, François conta emocionado o encontro e toca ao piano uma composição da comovente e bonita música "She's Out Of My Life".





Neste vídeo você pode ouvir a canção escrita especialmente para Michael, como uma homenagem, "Ainda Esperando a Paz", incluído no CD.




Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty Re: MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por MJElaine Sáb 14 Abr 2012, 23:26

Michael sempre querendo inovar e sempre procurando os melhores profissionais. Aposto que focaram lindos os arranjos de Bad, LG e SC. She's Out Of My Life é belíssima e na versão instrumental não poderia ficar diferente. Eu ouvi tb. IJCSLY, igualmente linda.
Eu posso imaginar a alegria de Michael ouvindo suas músicas em versões clássicas, pois ele amava música clássica. Já pensou se ele tivesse tido oportunidade de ouvi-las tocadas por uma orquestra? Ele iria amar, sensível como ele era.
E seus planos eram sempre ligados às crianças, como a idéia do concerto clássico numa festa de gala da UNICEF.
É mais um relato que nos mostra o Michael como nós o vemos. Isso é sempre muito gratificante.
MJElaine
MJElaine
Super Fã!

Feminino Mensagens : 4023
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 65
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty Re: MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por pat_marcel Dom 15 Abr 2012, 00:16

Acho extremamente comovente que um artista como François, respeitado em seu país, que deve ter tido diversas experiências profissionais importantes, que tem uma história marcante, dizer que o momento mais emocionante de sua vida foram seus encontros com Michael.
Vocês têm noção do que isso significa?
pat_marcel
pat_marcel
Super Fã!

Feminino Mensagens : 926
Data de inscrição : 19/12/2010
Idade : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty Re: MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por Janinha Dom 15 Abr 2012, 11:09

Lindo,maravilhoso depoimento,o Michael não era mesmo desse mundo...
Tudo que ele fez ou tentou fazer,mas acabou não conseguindo por causa dos vermes que invadiram seu caminho,era pensando em melhorar algo,alguém,o mundo...
Muito emocionante e como podemos constatar mais uma vez,o respeito que o Michael demonstrava pelos sentimentos,as dores dos outros... amo
Janinha
Janinha
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3085
Data de inscrição : 18/08/2010
Idade : 48
Localização : Brumadinho,MG
Humor : Oscilante

Ir para o topo Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty Re: MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por mjtudibom Dom 15 Abr 2012, 21:22

Que pena que o projeto para as doze músicas de Michael em estilo clássico não tenha se concretizado! É tão triste que tantos planos tenham ficado para trás. chorando
Como teria sido maravilhoso se esse concerto no Hollywood Bowl tivesse acontecido!

Mais um relato que nos emociona e nos encanta! Um músico conceituado se desdobrando em homenagens e elogios ao artista e ao homem Michael! amo
Maravilhoso! claphappy

Obrigada, Femme!

mjtudibom
mjtudibom
Super Fã!

Feminino Mensagens : 2815
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Neverland-RS

Ir para o topo Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty Re: MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por Rosy Jack Dom 15 Abr 2012, 21:35

Que palavras lindas do Franclois, não tem como não se emocionar. E eu também lamento profundamente que tantos projetos que Michael sonhava em realizar não aconteceram. Esse concerto no Hollywood Bowl teria sido muito lindo! Amo essa capacidade eterna do Michael em sempre pensar no próximo, de fazer a diferença.
Eu amei esse depoimento!
Obg. Femme!
Rosy Jack
Rosy Jack
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City

Ir para o topo Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty Re: MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por Femme Dom 15 Abr 2012, 23:29


Também achei muito lindo o depoimento dele e muito comovente. Michael deixou marcas em tantos, especialmente os de alma sensível, como artistas e pessoas que sofrem dores muito intensas. Fico pensando em quantos tesouros mais ainda vamos desvendar, e nos maravilhar com o poder e alcance deste gênio.
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty Re: MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por Rê Jackson Seg 16 Abr 2012, 03:23

Ah gente!! Que coisa linda!!!
Emoção, é isso que sinto no momento.
Rê Jackson
Rê Jackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5424
Data de inscrição : 03/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty Re: MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por JuJu Jackson Love Forever Seg 16 Abr 2012, 15:21

Ai gente amei muito essa matéria, linda as fotos e muito emocionante todos os vídeos, adoro muito a música She's Out Of My Life, me emociono muito com ela pois lembro da tristeza, sensibilidade e emoção de Michael, diante essa música......
JuJu Jackson Love Forever
JuJu Jackson Love Forever
Super Fã!

Feminino Mensagens : 632
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 27
Localização : São Paulo
Humor : Muito Contente em participar do Fórum MJ Dreamer

Ir para o topo Ir para baixo

MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson Empty Re: MJ e a Música Clássica: Quando François Glorieux encontrou Michael Jackson

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos