Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
+2
Rosy Jack
Femme
6 participantes
Página 1 de 1
Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
Trecho do capítulo intitulado "Going Orbital" do livro "Then We Set His Hair On Fire: Insights and Accidents from a Hall-of-Fame Career in Advertising", por Phil Dusenberry; Penguin Group, 290 páginas. Dusenberry relata os incidentes que antecederam a participação de Jackson em um comercial da Pepsi em que seu cabelo foi acidentalmente incendiado pela pirotecnia.
Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
Por Phil Dusenberry, em 25 de juhno de 2009
Traduzido por Femme, exclusivamente para o MJ Dreamer. Proibida a reprodução.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Vamos enfrentar isso. Grande parte do trabalho que fazemos em nossa indústria não incendeia o mundo. Mas, de vez em quando, se os deuses da publicidade estão sorrindo, algo que você faz ganha vida própria movida a jato e decola para o espaço exterior. Sua idéia, seu cliente, sua mensagem vão à órbita.
A BBDO teve um longo, maravilhoso relacionamento com a Pepsi, desde 1960. No entanto, pela década de 1980, a Pepsi tinha perdido um pouco de sua influência sobre a geração Pepsi. Era hora de ir atrás da próxima geração - os seus jovens.
Isto é o que estava na mente de Roger Enrico (o novo presidente da Pepsi-Cola nos EUA). Ele precisava de algo grande.
Os críticos dizem que quando uma agência de publicidade recorre à publicidade de celebridades é prova de que a agência está sem idéias. Mas nós tínhamos outra coisa em mente. Usar uma celebridade, mas não apenas qualquer celebridade, a maior delas que nós poderíamos encontrar, e colocá-la em um cenário cuidadosamente preparado, que funcionasse como um mini-filme, com um começo, meio e fim.
Fomos aumentando os limites - indo atrás de Michael Jackson, o príncipe do pop para sua estréia na TV pela primeira vez na vida em comerciais.
Reconhecendo uma idéia grandiosa quando via uma, Roger saltou sobre ela. Isso não poderia ser maior do que ter o número da estrela de seu tempo lançando seu produto.
Alan Pottasch da Pepsi e eu conhecemos Michael em sua casa em Encino, na Califórnia. Michael estava esperando por nós com seu pai, Joe, e seu advogado. Estávamos em reunião para definir as mudanças de última hora que acabam surgindo em qualquer produção elaborada. Quando tínhamos estabelecido em uma agradável confirmação pro forma do que tínhamos acordado, Michael disse em seu familiar tom soprano: "Eu só tenho três coisas a dizer. Uma, eu não gosto do roteiro. Duas, eu não gosto... da música. Três, você não pode mostrar meu rosto."
Um silêncio constrangedor se seguiu. É uma homenagem à minha vitalidade cardiopulmonar que eu continuasse respirando. Sabíamos que as questões da música e do roteiro poderiam ser tratadas. Mas não mostrar o rosto de Michael inviabilizava o acordo. Finalmente, Michael explicou-se. "Eu simplesmente odeio me ver na televisão. Que tal mostrar apenas a minha luva? E meus sapatos e óculos escuros?"
A partir desse momento, cada pedaço bruto de tempo do rosto de Michael na tela da TV foi uma negociação importante. Se você tivesse um cronômetro, você veria que acabou em cerca de quatro segundos.
Quanto à música, ele disse: "Por que você não usa uma de minhas canções? Por que você não usa 'Billie Jean'?"
"Isso é ótimo, Michael," eu disse. "Mas o que dizer na letra?"
"Vamos torná-la a letra da Pepsi", disse ele. "Por que não trabalhamos nela juntos?"
De repente, eu senti como tendo ganhado US $ 5 milhões.
Mas ele ainda não tinha concordado com o roteiro. Então eu decidi apresentá-lo, e deixar Michael preencher as lacunas com sua própria considerável imaginação coreográfica. Ele ouviu e observou com paciência notável. "Oooh, isso é ótimo. Vai ganhar todos os prêmios no livro."
Com a música e os conceitos agora acalmados, tudo o que restou foi a filmagem em si. Fácil.
O que foi dissipado no primeiro dia das filmagens. Michael se recusou a retirar os óculos escuros.
Eu disse, "Nós não estamos gravando um lugar em Foster Grant. Se ele não tirar os óculos escuros, iremos fechar o set."
Michael insistiu. Eu persisti. Pra frente e para trás. Segundos antes do prazo final, veio a palavra de que ele aceitara.
Os próximos três dias se passaram sem problemas. Estávamos no Shrine Auditorium, em Hollywood no nosso último dia de filmagem. Michael e seus irmãos, o Jackson Five, estavam prontos para invadir o palco. Cinco mil crianças estridentes, agitadas, estavam na platéia quando nos preparávamos para filmagens do show completo, com danças e luzes piscando e fogos de artifício. As crianças saudaram Michael com adoração tumultuada. Michael mandou beijos para seus fãs.
E então nós incendiamos o seu cabelo.
Fonte: USAToday
Femme- Moderação
- Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010
Re: Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
hahaha. Michael não bajula ninguém seja quem for, ele é sincero e diz quando não gosta de algo e nesse caso foi na lata.Quando tínhamos estabelecido em uma agradável confirmação pro forma
do que tínhamos acordado, Michael disse em seu familiar tom soprano:
"Eu só tenho três coisas a dizer. Uma, eu não gosto do roteiro. Duas, eu
não gosto... da música. Três, você não pode mostrar meu rosto."
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Um silêncio constrangedor se seguiu. É uma homenagem à minha vitalidade cardiopulmonar que eu continuasse respirando.
Ri muito aqui.
Olha que gênio é esse homem. Enquanto os outros artistas recebem tudo na mão Michael é ele quem cria tudo. Resultado: O comercial foi um sucesso e ele mais uma vez mudou a forma de se fazer algo. E a Coca Cola desesperada tentou mudar a sua fórmula...kkkkkk.
Quanto à música, ele disse: "Por que você não usa uma de minhas canções? Por que você não usa 'Billie Jean'?"
"Isso é ótimo, Michael," eu disse. "Mas o que dizer na letra?"
"Vamos torná-la a letra da Pepsi", disse ele. "Por que não trabalhamos nela juntos?"
De repente, eu senti como tendo ganhado US $ 5 milhões.
Adorei esse texto. Dei muitas risadas tmbm. Obg. femme! [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Rosy Jack- Super Fã!
- Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City
Re: Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
Em se tratando de Publicidade, eu acho brilhante essa parceria do Michael com a Pepsi.
E, cá entre nós, a Pepsi tirou a sorte grande: Michael doou sua obra-prima, Billie Jean, com letra remodelada de forma a saudar a "New Generation" do produto!
E eu acho que esse lance de não mostrar o rosto, focar na luva, nos óculos é mais uma prova do brilhantismo e sacada publicitária de Michael.
Ele sabia que a luva, o chapéu, o sapato preto com meia branca, os esparadrapos, os óculos estilo Ray Ban, seriam capazes de comunicar muito mais do que qualquer outra coisa.
O cara é um mestre!
E, cá entre nós, a Pepsi tirou a sorte grande: Michael doou sua obra-prima, Billie Jean, com letra remodelada de forma a saudar a "New Generation" do produto!
E eu acho que esse lance de não mostrar o rosto, focar na luva, nos óculos é mais uma prova do brilhantismo e sacada publicitária de Michael.
Ele sabia que a luva, o chapéu, o sapato preto com meia branca, os esparadrapos, os óculos estilo Ray Ban, seriam capazes de comunicar muito mais do que qualquer outra coisa.
O cara é um mestre!
pat_marcel- Super Fã!
- Mensagens : 926
Data de inscrição : 19/12/2010
Idade : 42
Localização : Minas Gerais
Re: Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
Quando MJ disse que queria que focassem somente sua luva, seus sapatos e seus óculos, o que Michael queria era criar uma "marca" (como de fato criou) e preservar a sua identidade, individualidade, expondo-se o mínimo possível. Ele tentou separar "Michael Jackson" do Michael...É o que eu penso. O fato é que ele não conseguiu. Tanto tudo era uma coisa só que ele precisou se isolar...e as excentricidades, característica dos astros alcançou - pela mídia - a ambos,à criação e à criatura.
Carmina Brasil- Super Fã!
- Mensagens : 195
Data de inscrição : 13/08/2010
Re: Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
Eu sinto tanto pesar, quando me lembro do acidente ocorrido com Michael em comercial da Pepsi.
Obridada pelo trecho, Femme, é sempre muito bom conhecer detalhes sobre o Príncipe do Pop!
Obridada pelo trecho, Femme, é sempre muito bom conhecer detalhes sobre o Príncipe do Pop!
love- Super Fã!
- Mensagens : 2190
Data de inscrição : 07/08/2010
Re: Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
É verdade, Pat. Eu também lembrei do que ele disse, nas fitas do rabino, sobre o "poder do secreto". Quanto menos você mostra, e cria o mistério, então mais desejarão desvendá-lo. Dar pequenas pistas sem se mostrar inteiro é uma grande jogada. Ele disse que os irmãos não sabiam disso, por isso aproveitavam toda e qualquer chance para aparecer. Aliás, acho que muitos artistas atuais também desconhecem isso, e viram "figurinha fácil". Já MJ sempre foi "figurinha carimbada"!pat_marcel escreveu: E eu acho que esse lance de não mostrar o rosto, focar na luva, nos óculos é mais uma prova do brilhantismo e sacada publicitária de Michael. Ele sabia que a luva, o chapéu, o sapato preto com meia branca, os esparadrapos, os óculos estilo Ray Ban, seriam capazes de comunicar muito mais do que qualquer outra coisa.
O cara é um mestre!
Femme- Moderação
- Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010
Re: Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
Isso, Femme!
Lembro-me de ler em algum lugar (ou o próprio Michael disse, se não me engano) que ele odiou a ideia de Joe de realizar aquele programa semanal dos Jacksons nos anos 70.
Para Michael, isso iria enjoar o público, uma vez que, quando quisessem vê-lo, seria só ligar a TV.
Lembro-me de ler em algum lugar (ou o próprio Michael disse, se não me engano) que ele odiou a ideia de Joe de realizar aquele programa semanal dos Jacksons nos anos 70.
Para Michael, isso iria enjoar o público, uma vez que, quando quisessem vê-lo, seria só ligar a TV.
pat_marcel- Super Fã!
- Mensagens : 926
Data de inscrição : 19/12/2010
Idade : 42
Localização : Minas Gerais
Re: Trecho de livro: Relembrando o comercial de Michael Jackson para a Pepsi
Concordo, inclusive os irmãos do Michael, não aprenderam nada com ele, continuam fazendo de tudo pra aparecer.Femme escreveu:
Ele disse que os irmãos não sabiam disso, por isso aproveitavam toda e qualquer chance para aparecer. Aliás, acho que muitos artistas atuais também desconhecem isso, e viram "figurinha fácil". Já MJ sempre foi "figurinha carimbada"! [/font]
Rê Jackson- Super Fã!
- Mensagens : 5424
Data de inscrição : 03/08/2010
Tópicos semelhantes
» Relembrando Michael Jackson em Orange County
» "Relembrando Michael Jackson: A História Por Trás de Earth Song": por Joe Vogel
» Parceria da Pepsi com o Espólio de Michael Jackson para lançar lata comemorativa (Atualizção pág 5)
» [ARTIGO] Relembrando Michael Jackson: Fazendo Moonwalk entre Contradições
» MTV: Relembrando Michael Jackson
» "Relembrando Michael Jackson: A História Por Trás de Earth Song": por Joe Vogel
» Parceria da Pepsi com o Espólio de Michael Jackson para lançar lata comemorativa (Atualizção pág 5)
» [ARTIGO] Relembrando Michael Jackson: Fazendo Moonwalk entre Contradições
» MTV: Relembrando Michael Jackson
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|