MJ Dreamer
ATENÇÃO:
Apenas o Notícias - This Is It está aberto aos visitantes.

Gostou?!
Para ter acesso a todo o conteúdo do MJ Dreamer, basta se cadastrar.
Entre e venha sonhar com a gente!
MJ Dreamer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

+7
love
gicelimj
ana claudia
Rosy Jack
Tay
MJElaine
Femme
11 participantes

Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por Femme Sáb 09 Jul 2011, 17:02


Esta é 2ª parte de uma série que analisa o artista Michael Jackson através de seus álbuns e suas canções. O trecho seguinte é retirado do capítulo 5 do livro "Man in the Music: An Album by Album Guide to Michael Jackson".


Michael Jackson em ''Man in the Music": Morphine

Por Joe Vogel, em 27 de junho de 2009

Pesquisado por Pat_Marcel. Traduzido por Femme, exclusivamente para o MJ Dreamer. Proibida a reprodução.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Muitas vezes as pessoas lutam contra permitir aos artistas crescer e evoluir. Com Bob Dylan, foi considerado por muitos um sacrilégio pegar uma guitarra elétrica; com os Beatles, a mudança de canções de amor sentimental para os balanços sociais e a psicodelia os levou a perder, na mente de algumas pessoas, o seu encanto inicial e o apelo sobre as massas. Para Michael Jackson, a sabedoria convencional significava que cada álbum pós-Thriller que não soasse ou vendesse como Thriller era considerado um fracasso, isso a despeito do fato de que alguns de seus trabalhos mais importantes e desafiadores terem surgido mais tarde. Chama-se isso de maldição do congelamento de expectativas.

Ainda assim, para aqueles que deram a Blood on the Dancefloor: HIStory in the Mix uma escuta séria, foi um recorde impressionante, de fato. Contendo apenas cinco músicas inéditas, o álbum é considerado um avanço artístico por alguns. "Seu canto nas primeiras cinco faixas do novo material nunca foi tão atormentado, ou audacioso", escreveu Armond White do Village Voice. "Blood on the Dancefloor tem a vitalidade de uma inteligência que se recusa a ser aplacada... [Ele] é um lançamento desafiante, um desafio ao conceito do inócuo Black pop." Em uma crítica de 1997, Neil Strauss do The New York Times concordou: "Não é dor real e pathos nestas novas músicas ... a dor de Michael Jackson é freqüentemente a alegria do mundo, e isso é provavelmente verdade em suas novas canções, que se preocupam com analgésicos , promiscuidade sexual e imagem pública. Em muitas delas, Jackson parece o homem elefante gritando que ele é um ser humano ... De acordo com o humor sombrio de Jackson, a música tornou-se mais irritada e indignada. Com batidas caindo como folhas de metal e sintetizadores assobiando como gás pressurizado, este é o funk industrial ... Criativamente, Jackson entrou em um novo reino."

No seco, assombrador "Morphine", Jackson aborda um assunto que nunca tinha antes: a dependência de drogas. Em uma incessante batida funk, industrial, o cantor ataca em explosões viscerais de raiva, agressividade e dor. "É a verdade do jogo do papai", ele grita em um ponto. "Para ganhar o bebê fama/É tudo o mesmo bebê/Você é tão confiável." A raiva e decepção, combinadas com o seu som golpeando o ouvido (o crítico musical Tom Sinclair descreveu isso como "alternando o estilo tempestuoso de Trent Reznor com a pompa da orquestral Bacharachian"), para fazer uma experiência chocante de ouvir, especialmente para aqueles acostumados com o arejadíssimo pop melódico de Off the Wall e Thriller (embora deva ser notado que canções como Wanna Be Startin 'Somethin" e Billie Jean já estavam começando a descobrir a complexidade paranóica e a dor representada nestas faixas mais tarde). Mas, "Morphine" é melhor visualizado como uma experiência - tanto musical e liricamente - na representação da experiência de dor física/psicológica, bem como sua libertação temporária através de analgésicos e narcóticos como a morfina e o demerol (ambos nos quais Jackson foi supostamente viciado, entrando e saindo, desde o início dos anos noventa).

Esta experiência também é brilhantemente transmitida em forma de canção: no meio do caminho dentro da música, o ritmo da batida diminui, simbolicamente representando o efeito pacificador da droga. "Relaxe, isso não vai prejudicá-lo", Jackson canta suavemente a partir da perspectiva da droga.


Antes de eu colocá-lo nisso
Feche os olhos e conte até dez
Não chore
Eu não vou converter você
Não há necessidade de desânimo
Feche os olhos e afaste-se

Demerol
Demerol
Oh Deus, ele está tomando demerol
Demerol
Demerol
Oh Deus, ele está tomando demerol

Ele tem tentado
Difícil convencê-la
Para ser mais o que ele tinha
Hoje ele quer duas vezes pior
Não chore
Eu não vou me ressentir de você
Ontem você teve a sua confiança
Hoje ele está tomando o dobro

Demerol
Demerol
Oh Deus, ele está tomando demerol
Demerol
Demerol
Oh Deus. ele está tomando demerol


Estes versos são, talvez, alguns dos mais comoventes (e trágicos) que Jackson já cantou. Além da literalidade da droga em si está o anseio persistente de Jackson para escapar da dor, solidão, confusão e pressão implacável. Neste breve interlúdio, ele transmite lindamente a libertação suave, sedutora, mas temporária da realidade. Há um sentido de súplica, de desespero, antes de terminar alta e abruptamente, e o ouvinte é jogado de volta ao mundo cruel de acusações e angústia. Sputnik Music descreveu essa seqüência musical como um "momento de genialidade absoluta." A canção, escrita e composta inteiramente por Jackson, é uma de suas criações mais experimentais e brilhantes. É uma confissão, uma intervenção pessoal, um testemunho, e um aviso.

Fonte: The Huffington Post


Última edição por Femme em Sáb 09 Jul 2011, 22:00, editado 2 vez(es)
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por MJElaine Sáb 09 Jul 2011, 18:36

Joe tem uma redação incrivelmente clara e fácil de compreender.

Em Morphine, Michael usou mais uma vez da sua genialidade, mostrando claramente as diferentes sensaçoes: a brutalidade da dor e serenidade do alívio. Eu adoro essa parte serena da música.
E Joe observou bem, que no final da música Michael termina com a brutalidade da dor, ou seja, a volta à realidade, que era tão penosa para ele.

Mais um belo trecho do livro Man In The Music, para matar-nos de curiosidade e vontade.
MJElaine
MJElaine
Super Fã!

Feminino Mensagens : 4023
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 65
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por Tay Sáb 09 Jul 2011, 19:17

Joe faz uma interpretação muito característica... li um pequeno prevew sobre "Earth Song" e agora "Morphine" e percebi que ele consegue nos fazer "filosofar" sobre as músicas, das quais já estamos carecas de ouvir, e nos faz ter uma visão diferente ou até mesmo complementada delas. Achei isso maravilhoso... principalmente, porque Joe não analisa apenas de uma forma técnica, porque ele mescla a real intenção da músicas (a sua mensagem em si) e suas batidas.
Fiquei ainda mais ansiosa pra ler o livro completo...
Tay
Tay
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1248
Data de inscrição : 15/08/2010
Idade : 37

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por Rosy Jack Sáb 09 Jul 2011, 20:56

Exatamente, Michael queria escapar da dor, mas tenho certeza que nessa música, Michael não fala da dor física, mas da dor emocional, do coração, que analgésico nenhum a faz passar. Acho que é isso que Morphine quer dizer.
E é exatamente isso que amo nas canções do Michael, não é apenas uma rima de palavras, vç tem que decifrar o contexto, e só um grande compositor faz isso.
Adoro essa a canção Morphine!!
E quero o livro do Joe!
Rosy Jack
Rosy Jack
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por ana claudia Sáb 09 Jul 2011, 21:07

Com certeza ele fala da dor emocional ..
É uma otima canção
.
ana claudia
ana claudia
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3220
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 46
Humor : bom .

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por gicelimj Sáb 09 Jul 2011, 23:08

no link abaixo tem outro tópico,onde joe vogel fala sobre mais algumas músicas , inclusive, morphine. foi lendo isso que vi que realmente esse autor respeita e fez um grande trabalho sobre as músicas de michael!!!

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
gicelimj
gicelimj
Super Fã!

Feminino Mensagens : 553
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Porto Alegre

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por love Dom 10 Jul 2011, 01:42

Femme escreveu: De acordo com o humor sombrio de Jackson, a música tornou-se mais irritada e indignada. Com batidas caindo como folhas de metal
Eu tenho que concordar com Joe Vogel.
Morphine é perfeita...

love
love
Super Fã!

Feminino Mensagens : 2190
Data de inscrição : 07/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por pat_marcel Dom 10 Jul 2011, 15:01

Esse livro de Vogel deve ser sensacional!
Alguém tem algum retorno a respeito da possível publicação em português?
pat_marcel
pat_marcel
Super Fã!

Feminino Mensagens : 926
Data de inscrição : 19/12/2010
Idade : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por Annie Moonwalker Seg 11 Jul 2011, 02:50

pat_marcel escreveu:Esse livro de Vogel deve ser sensacional!
Alguém tem algum retorno a respeito da possível publicação em português?
Se depender da petição, tá difícil. Só 182 assinaturas até o momento.
Annie Moonwalker
Annie Moonwalker
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1875
Data de inscrição : 27/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por Nic Sex 15 Jul 2011, 20:47

Eu não gosto de Morphine, é uma música que sempre pulo. Não é que a considere ruin, ela é genial, mas justamente por isso. Michael quiz transmitir sua angústia através da música e conseguiu fazer isso muito bem. Morphine me deixa com dor de cabeça, o som é anguistiante irritante, exceto naqule momento em que o demerol entra em cena. Incrível como ele transmite sensações pelo som.
Quando escuto Morphine, eu fico pensando como ele sofreu, essa música parece um pedido de socorro, com Some One Put Your Hand Out é uma súplica por amor. Eu não gosto de lembrar que ele sofreu, então eu as evito.

Nic


Mensagens : 4
Data de inscrição : 15/07/2011
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por Lynn Seg 25 Jul 2011, 16:45

Nic escreveu:Eu não gosto de Morphine, é uma música que sempre pulo. Não é que a considere ruin, ela é genial, mas justamente por isso. Michael quiz transmitir sua angústia através da música e conseguiu fazer isso muito bem. Morphine me deixa com dor de cabeça, o som é anguistiante irritante, exceto naqule momento em que o demerol entra em cena. Incrível como ele transmite sensações pelo som.
Quando escuto Morphine, eu fico pensando como ele sofreu, essa música parece um pedido de socorro, com Some One Put Your Hand Out é uma súplica por amor. Eu não gosto de lembrar que ele sofreu, então eu as evito.

Sem mais o q acrescentar... Morphine é estarrecedora do ponto de vista emocional.
Lynn
Lynn


Feminino Mensagens : 6
Data de inscrição : 24/07/2011
Idade : 43
Localização : Cidade Maravilhosa

Ir para o topo Ir para baixo

Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine Empty Re: Michael Jackson em "Man in the Music": Morphine

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos