MJ Dreamer
ATENÇÃO:
Apenas o Notícias - This Is It está aberto aos visitantes.

Gostou?!
Para ter acesso a todo o conteúdo do MJ Dreamer, basta se cadastrar.
Entre e venha sonhar com a gente!
MJ Dreamer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O amor da China por Michael Jackson

+2
Janinha
Femme
6 participantes

Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por Femme Ter 26 Out 2010, 00:50


Fãs Chineses Choram por Michael Jackson

Por Fred Dintenfass

Em 02 de julho de 2009


Traduzido por Femme, exclusivamente para o MJ Dreamer. Proibida a reprodução.


MJ visita a China em 1987
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


A China é o lar de milhões, talvez até centenas de milhões de fãs de Michael Jackson, e a notícia de sua morte provocou manifestações de pesar em celebrações públicas. Jackson ocupa uma posição única na cultura chinesa, pois sua fama coincidiu com a Reforma e Abertura, e ele foi o primeiro astro ocidental que muitos chineses jamais conheceram.

À luz de velas, fãs chineses se reuniram à noite para lamentar a morte do megastar Michael Jackson, em Pequim, China em 26 de junho de 2009.

Embora ele não seja tão famoso junto à juventude de hoje como era nos anos 80 e 90, a voz de Jackson ainda ressoa aqui. Fui questionado sobre Michael Jackson por fãs chineses em toda parte, da Grande Muralha até casas de massagens e ouvi a sua inocência no caso de abuso infantil ser defendida fervorosamente por engenheiros e profissionais da medicina chinesa.

Os DVDs dos maiores vídeos de Michael Jackson continuam a ser exibidos nos supermercados e vendidos nas ruas, e até mesmo adolescentes e hoje os estudantes universitários que não sabem muito sobre o próprio Jackson ouvem artistas que foram inspirados por ele: o Black Eyed Peas, Beyonce, Justin Timberlake, Jay Chou ... quase todos os R & B moderno tem uma dívida com MJ. Até mesmo o padrinho do rock chinês, Cui Jian, lembra Jackson com reverência.

Para a decepção de milhões de pessoas, Jackson nunca se apresentou na China continental. Aparentemente, existiram negociações para um concerto na Praça Tiananmen, mas as exigências de Jackson - a sua imagem poderia substituir Mao na Cidade Proibida durante a duração do show - eram demais para as autoridades chinesas e o show nunca aconteceu.


[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


É comum pensar que Jackson nunca chegou ao continente, mas acontece que ele o fez ao passar um dia em Zhongshan, em 1987, visitando cidade natal de Sun Yat-sen [pai da China moderna] e um museu na passagem para umas férias em Hong Kong. Jackson estava tão interessado pela túnica de Sun Yat-sen, que ele supostamente tirou um conjunto de medidas e levou com ele para os Estados. Ele enviou cópias autografadas de todas as suas fotos em Zhongshan de volta para os moradores que se lembram dele como "gentil e calmo".

Apesar da divulgação de seus problemas pessoais e coletivos, Jackson ainda é lembrado de forma positiva na China. Uma pesquisa de 2005 realizada pelo Sina.com durante seu julgamento por abuso sexual infantil revelou que 87% dos chineses pensavam que ele era inocente de todas as acusações e falsamente acusado, e algumas opiniões eram de que as acusações eram motivadas por racismo.

Para muitos chineses, Jackson representava os melhores aspectos da América - a aceitação das diferenças raciais e culturais, a criatividade exuberante, e as mensagens sociais positivas de músicas como "Black and White" e "Heal the World". Para um país que embarcava em uma nova viagem em águas desconhecidas cultural e economicamente, Jackson era uma espécie de farol - um farol de esperança em meio a mudança dramática, um amigável ícone ocidental.

Embora Jackson seja creditado com tendo "feito" a MTV e o gênero do vídeo da música, a resposta inicial a ele em os EUA era misturada. Ele foi um dos primeiros artistas negros a ter um clipe na MTV, e sua gravadora teve que ameaçar retirar toda a publicidade antes de os executivos da MTV concordarem em levar ao ar "Billie Jean".

No entanto, os fãs chineses não parecem tê-lo considerado como ameaça aos segmentos da mesma maneira da população americana o fez. Ele tinha um apelo que transcendia as fronteiras raciais e culturais. "Minha avó costumava dizer: "Olhe para seu nariz estranho. Como pode ser assim?", um estudante chinês chamado Huang Shan disse, "Mas ela sempre amou seus shows."

Passei o fim de semana após a morte de Jackson celebrando-o da forma mais chinesa que eu poderia, cantando "Billie Jean", "Beat It" e "ABC" maciçamente, nas boates de luxo KTV em Pequim, que têm suas canções em suas máquinas.

Meus amigos e eu não éramos os únicos a pensar em Michael; na noite passada, um grupo de estudantes do ensino médio ficou por várias horas no outro lado do muro que separa minha sala do corredor, perto do elevador. Eles brincavam e riam alto e em um momento eu ouvi acordes de sintetizador e uma batida funky emanados do que deve ter sido um telefone celular. Fiz uma pausa e ouvi mais de perto, quando aquela voz inconfundível cheia de inocência, honestidade e paixão veio subindo para a pista. Os alunos foram ficando mais calmos agora, escutando com muita atenção. Um deles começou a falar em chinês sombrio, mas eu só poderia entender as palavras em inglês que apimentava o seu sério discurso, "black or white", ele entoava seriamente, "black or white."

Michael Jackson pode ter ido embora, mas o seu legado, e toda a sua esperança, emoção e contradição estão vivas e bem na China. Aqui, em Middle Kindgom, Jackson sempre será o Rei do Pop.


Fonte: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Última edição por Femme em Qua 27 Out 2010, 16:51, editado 2 vez(es)
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty Re: O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por Janinha Ter 26 Out 2010, 09:53

Realmente é impressionante o que o Michael provoca em praticamente todo o mundo,países que nunca nem ouvimos falar o conhecem e o amam mais do que qualquer outra personalidade,inclusive local.E no caso da China,um país extremamente fechado,onde o filme This Is It teve até que passar primeiro pelas mãos do governo para que fosse exibido.O efeito Michael Jackson é inexplicável,mesmo com praticamente toda imprensa contra, tentando o destruir durantes anos e anos. I Love MJ
Janinha
Janinha
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3085
Data de inscrição : 18/08/2010
Idade : 48
Localização : Brumadinho,MG
Humor : Oscilante

Ir para o topo Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty Re: O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por MJElaine Ter 26 Out 2010, 10:12

mas as exigências de Jackson - a sua imagem poderia substituir Mao na Cidade Proibida durante a duração do show - eram demais para as autoridades chinesas e o show nunca aconteceu.

O que o medo de perder a autoridade e o poder não faz, não é mesmo? Por causa disso a China deixou de receber e assistir ao vivo o maior artista que o mundo já viu.

Janinha, perfeita a sua colocação: "O efeito Michael Jackson é inexplicável,mesmo com praticamente toda imprensa contra, tentando o destruir durantes anos e anos."
MJElaine
MJElaine
Super Fã!

Feminino Mensagens : 4023
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 65
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty Re: O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por Janinha Ter 26 Out 2010, 11:00

Elaine o que boa parte da imprensa fez e ainda faz com o Michael me deixa revoltada,pois se ela fosse justa as coisas seriam bem diferentes.Hoje a gente sabe que a maioria esmagadora dos artistas dançam a melodia que a imprensa toca e o Michael não estava nem aí pra ela,acho que isso os matava de raiva,o fato dele não precisar dela.No caso dele não foi o lado profissional,eles não gostarem do modo como ele cantava ou dançava e etc,eles agiram e agem como verdadeiros monstros espalhando mentiras horrorosas,pois se na época das acusações eles forjaram até provas,isso é crime e fica tudo por isso mesmo. Shocked
Janinha
Janinha
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3085
Data de inscrição : 18/08/2010
Idade : 48
Localização : Brumadinho,MG
Humor : Oscilante

Ir para o topo Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty Re: O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por Femme Ter 26 Out 2010, 12:41

Uma pesquisa de 2005 realizada pelo Sina.com durante seu julgamento por abuso sexual infantil revelou que 87% dos chineses pensavam que ele era inocente de todas as acusações e falsamente acusado, e algumas opiniões eram de que as acusações eram motivadas por racismo.
Outra coisa que me chama muito a atenção: parece que, de todos os países do mundo, os EUA era o que mantinha mais fortemente essa dúvida sobre a honradez de Michael! Exatamente um dos seus filhos mais ilustres, que ajudava inclusive a limpar um pouco a imagem deles lá fora (pois nesta época, os EUA eram vistos como os vilões por muitos países) e eles retribuem como? Acreditando nas mentiras que contaram sobre ele! Lembro que mesmo depois do julgamento e da absolvição dele, uma boa parte dos americanos pesquisados respondeu que ainda achava que MJ era culpado. E os chineses tentando defendê-lo diante de um americano, parece até brincadeira, né?
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty Re: O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por Rosy Jack Ter 26 Out 2010, 15:07

Para muitos chineses, Jackson representava os melhores aspectos da América - a aceitação das diferenças raciais e culturais, a criatividade exuberante, e as mensagens sociais positivas de músicas como "Black and White" e "Heal the World". Para um país que embarcava em uma nova viagem em águas desconhecidas cultural e economicamente, Jackson era uma espécie de farol - um farol de esperança em meio a mudança dramática, um amigável ícone ocidental.
Femme, vç disse bem. Michael com certeza ajudou a mudar a opinião que os outros países tinham em realçao ao EUA. Ele atráves da música mostrou que era um "americano" que se importava com a pessoas de todas as raças, religiões e culturas. Não era algo que ele demonstrava apenas quando ia nos países fazer show, era através da mensagens contida nas canções, era seus movimentos sociais e seu grito estridente para que olhassémos a nossa volta e nos preocupássemos com os outros. Seu grito era pro mundo. "Somos todos irmãos"!
Apesar da divulgação de seus problemas pessoais e coletivos, Jackson ainda é lembrado de forma positiva na China. Uma pesquisa de 2005 realizada pelo Sina.com durante seu julgamento por abuso sexual infantil revelou que 87% dos chineses pensavam que ele era inocente de todas as acusações e falsamente acusado, e algumas opiniões eram de que as acusações eram motivadas por racismo.
Quem fez Michael parecer culpado diante d mundo (especialmente EUA), foi com certeza a imprensa! E esse "ódio e inveja", eu não consigo justificar de outra maneira senão "racismo"! Por isso eu concordo plenamente com a opinião da China. Eu não posso ter uma opinão de "culpado" através de uma informação trazida pela imprensa e ignorar a colocada no prórpio tribunal. Que se vç for analisar é completamente diferente. Nos EUA essa população que votou na "culpabilidade" do Michael, são as mesmas pessoas responsáveis pelos recordes de audiência dos programas de TV que exibiam matérias falsas que eram compradas, matérias com conteúdos distorcidos que se empenhavam em apenas mostrar o lado da acusação e nunca a defesa. Porque isso resultava mais audiência. Não era á toa que eles saíam do tribunal quando era a vez da defesa interrogar a testemunha. Mas quem realmente teve acesso ao conteúdo legítimo e verdadeiro do julgamento, foram os jurados. E para eles ficou claro que michael é Inocente! E nós também!
Rosy Jack
Rosy Jack
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City

Ir para o topo Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty Re: O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por Caroline MJ Ter 26 Out 2010, 18:17

Que lindíssimo esse texto! Me emocionei muito aqui.

Reparo que Michael é mais respeitado em culturas orientais do que nas ocidentais... Já repararam isso? Os orientais são conhecidos no mundo inteiro como povos de grande sabedoria, então Michael ser admirado e respeitado por eles não me é surpresa (:

Muito belo esse depoimento. As fotos que Michael tirou na China na década de 80, pra mim, fazem parte do hall das mais lindas. Ele estava muito encantado em estar lá.
Caroline MJ
Caroline MJ
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1990
Data de inscrição : 23/08/2010
Idade : 34
Localização : Rio de Janeiro - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty Re: O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por Femme Qua 27 Out 2010, 00:33

Caroline MJ escreveu:
Reparo que Michael é mais respeitado em culturas orientais do que nas ocidentais... Já repararam isso? Os orientais são conhecidos no mundo inteiro como povos de grande sabedoria, então Michael ser admirado e respeitado por eles não me é surpresa (:
É verdade, Caroline! Eles parecem compreender o MJ mais intensamente, são mais profundos, mais ligados aos grandes valores da humanidade, cultivam mais o espírito, a disciplina e a honra. Enfim, Michael também devia se sentir muito mais identificado com eles! winking
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty Re: O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por macario Qua 27 Out 2010, 15:05

Nossa eu acho que vou precisar de um balde pois estou me acabando de chorar.

Eu quero acreditar que Michael sabia que ele era muito amado até o final de sua vida , penso se ele move milhões de fans , desde os países mais ricos até aldeias mais pobres , ele tinha alguma coisa muito especial , essa é a prova , eles fizeram de tudo para acabar com ele mais não conseguiram pois ele se tornou maior ainda.


macario
Super Fã!

Mensagens : 538
Data de inscrição : 23/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O amor da China por Michael Jackson  Empty Re: O amor da China por Michael Jackson

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos