MJ Dreamer
ATENÇÃO:
Apenas o Notícias - This Is It está aberto aos visitantes.

Gostou?!
Para ter acesso a todo o conteúdo do MJ Dreamer, basta se cadastrar.
Entre e venha sonhar com a gente!
MJ Dreamer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

5 participantes

Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por Femme Sáb 16 Jul 2011, 11:47


Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing


Por Monica Herrera, em 06 de julho de 2009

Traduzido por Femme, exclusivamente para o MJ Dreamer. Proibida a reprodução.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Existiam essencialmente dois tipos de pessoas nos anos 80: os bebedores de Coca-Cola e os bebedores de Pepsi. E se você amava Michael Jackson, você tinha um bom motivo para cair no último grupo.

Em novembro de 1983, um ano após "Thriller" ter sido lançado, Jackson (com seus irmãos) e a PepsiCo fecharam um parceria de US $ 5 milhões que quebraria o recorde de um contrato de patrocínio de celebridades, unindo as duas entidades por uma década e se tornando a referência para todas as campanhas de marketing integradas que viriam a seguir.

Os empresários de Jackson se aproximaram de Jay Coleman, fundador e CEO da Entertainment Marketing & Communications International (que acabaria por mediar todos os três negócios Jackson - Pepsi) com a idéia da parceria de Jackson com uma grande marca de uma empresa questionando o valor. Coleman, que já havia orquestrado o patrocínio marco das fragrâncias Jovan à turnê "Tattoo You" dos Rolling Stones, primeiramente propôs a idéia para a Coca-Cola.

"Eles consideraram a idéia seriamente, mas ainda não conseguiram dar o salto de confiança", diz Coleman. "Eles viram tudo o que eles fariam com Michael mais como uma campanha segmentada, étnica." A Coca-Cola ofereceu um contrato de US $ 1 milhão que foi rejeitado e os Jacksons se moveram para a PepsiCo, onde o então CEO Roger Enrico estava procurando uma grande idéia para lançar a nova campanha da marca, "New Generation" à juventude-alvo. "O objetivo era fazer a Pepsi parecer jovem e a Coca-Cola parecer velha, e Michael Jackson era, de fato a escolha daquela geração - ele já era o Rei do Pop, mesmo que ele ainda não tivesse declarado isso", diz Coleman.





A PepsiCo e sua agência de publicidade, a BBDO, também hesitaram com o possível custo, mas a proposta de Coleman provou ser muito atraente. "Eu lancei isso como uma campanha de marketing multifacetada com muitos pontos de contato: grande tempo de publicidade, patrocínio de turnê, logotipos nas latas, exposições em supermercado e eventos de relações públicas", diz Coleman. Quando Jackson sugeriu o uso de sua canção "Billie Jean" como o jingle (com o refrão reescrito, "Vocês são a Geração Pepsi/Beba e saborei a emoção do dia/E sinta à maneira Pepsi"), a Pepsi foi convencida.

Tão difundida foi a primeira campanha, que decorreu de 1983 a 1984, que as histórias em torno dela se tornaram como fábulas: o acidente infame que deixou o cabelo de Michael Jackson em chamas e resultou nos rumores sobre sua primeira cirurgia plástica, o desejo da estrela de ocultar o rosto atrás óculos de sol para um "menos é mais" efeito, e assim por diante.

Mas seu impacto sobre as indústrias da música e da publicidade foi igualmente generalizado. "Foi definitivamente a mudança do jogo", diz Brian J. Murphy, vice-presidente executivo da marca de entretenimento TBA Global. "Você não podia separar a turnê da aprovação do licenciamento da música, e, em seguida, da integração da música no tecido Pepsi. Se você puxava qualquer uma dessas peças separadas, ela realmente levava tudo sobre o que a campanha era."

O investimento criativo de Jackson também foi inovador. "Michael estava muito envolvido na execução de tudo, desde a coreografia até o local escolhido", diz Bob Giraldi, que dirigiu os comerciais mais emblemáticos de Jackson para a Pepsi - partindo da "cena de rua", primeiro local com as crianças dançando com seu ídolo, para a série "Bad", que se transformou num mini-filme de ação - bem como o vídeo da música "Beat It". "Ele realmente sabia o que funcionava."

Além de um contrato de curta duração com o calçado para atletas da marca LA Gear, outros contratos foram escassos durante o auge da carreira de Jackson, mas ele gravou alguns comerciais internacionais de TV para a Suzuki, a Sony e a Esonic.

A Pepsi, por sua vez, teve vendas de US $ 7,7 bilhões em 1984 e um aumento na quota de mercado enquanto a Coca-Cola caiu, de acordo com os relatórios financeiros do momento. A Pepsi assinou um segundo contrato de 10 milhões dólares com Jackson em apoio do seu álbum "Bad" e a turnê de 1987-1988. Enquanto o contrato inicial da Pepsi com Jackson foi limitado aos Estados Unidos, este era global, cobrindo mais de 20 países durante a turnê mundial do cantor.

A tendência da pepsi de contratar estrelas da música como porta-vozes tem continuado até os dias atuais, com Lionel Richie, Madonna, Beyoncé e Britney Spears, todos emprestando seu nome para a marca. Corporações de todos os matizes agora se alinham freqüentemente com artistas pop, mas com a música e a publicidade cada vez mais fragmentada, o acordo de Jackson com a Pepsi provavelmente permanecerá sendo porta-estandarte da indústria. Murphy diz que acordos de 360 ​​graus "são muito eficazes, mas se eles vão se tornar notícia de primeira página realmente depende do nível de potência do artista. Eu não sei se nós vamos ver algo como isso novamente."

Fonte: Billboard
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por pat_marcel Sáb 16 Jul 2011, 12:05

Como publicitária, reconheço o marco da associação Michael/Pepsi.
Tudo foi muito bem arquitetado.

O primeiro comercial foi lançado no Grammy, justamente na edição em que Michael foi o destaque.
O fato dele usar seus maiores sucessos como jingles foi marcante! A Pepsi teve muito sorte de ter sido o próprio Michael a sugerir.

Mas para mim, o mais brilhante foi a série de comerciais na época de Bad.
Eles fizeram mini-filmes que se completavam, formando uma historinha. claphappy
pat_marcel
pat_marcel
Super Fã!

Feminino Mensagens : 926
Data de inscrição : 19/12/2010
Idade : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por Femme Sáb 16 Jul 2011, 12:24

Realmente, foi o melhopr que a Pepsi poderia ter feito. Quer uma prova? Até hoje ela ganha espaço na mídia por causa disso. É incrível a quantidade de artigos sobre este acordo Jackson-Pepsi que se encontra a disposição.

Ah, Pat, eu tinha esquecido que você é publicitária! Então, você deve gostar dessa: eu encontrei um relato dessa história contada por um dos publicitários que lidaram direto com MJ. Depois, eu traduzo e posto aqui no Dreamer. winking
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por pat_marcel Sáb 16 Jul 2011, 12:41

Vou esperar ansiosa, Femme! Very Happy
pat_marcel
pat_marcel
Super Fã!

Feminino Mensagens : 926
Data de inscrição : 19/12/2010
Idade : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por Femme Sáb 16 Jul 2011, 13:25


É difícil aquilatar o impacto que esta associação entre MJ e a Pepsi significou para o mercado de refrigerantes. A Coca-cola sentiu o baque, e imagino como o sujeito que disse "não" à proposta inicial de MJ se sentiu arependido depois...rs...

Aqui está um pequeno depoimento (anônimo, claro) dado por alguém que trabalhava para a publicidade da Coca-cola, na época.

"Eu trabalhei na conta da Coca-Cola durante o auge do [publicitário] Dusenberry com Pepsi. As campanhas produzidas pela BBDO consistentemente arrebentaram a Coca-Cola. Tem um exemplo melhor do que uma marca desafiante dar uma surra no líder de vendas? A publicidade da Pepsi não só estabeleceu a marca como legal, mas também posicionou a Coca-Cola como o dinossauro.

A Coca-Cola Company, infelizmente, respondeu de forma a apoiar a Pepsi, ficando numa desastrada posição defensiva, na maior parte do tempo. A Pepsi apresentou Michael Jackson no auge da sua popularidade. A Coca-Cola iria tropeçar meses mais tarde, tentando contratar Tito ou Jermaine ou alguma alternativa igualmente manca.

Os executivos da Coca insistiram em que eles não se abalaram, e quase num tom de falso orgulho bizarro declararam: "Nós não somos a Pepsi, e não estamos tentando ser." No entanto, pode-se facilmente argumentar que os esforços BBDO inspiraram a empresa de Atlanta a lançar a New Coca-Cola, mais doce, uma versão tipo a Pepsi da Coca-Cola, que continua a ser um dos mais indiscutíveis erros de todos os tempos."


Pronto, mais um "pecado" pra conta de MJ: ter forçado a Coca a apelar - e errar - da forma mais desastrosa possível! toofunny
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por pat_marcel Sáb 16 Jul 2011, 14:01

Essa versão mais doce da Coca-Cola foi um desastre! Não colou mesmo...
É lógico que a Coca-Cola ficaria na defesa dizendo que não estava sendo afetada pela associação de Michael e Pepsi.
Mas até onde sei, a campanha New Generation da Pepsi com Michael como garoto propaganda trouxe os maiores lucros experimentados pela empresa.
pat_marcel
pat_marcel
Super Fã!

Feminino Mensagens : 926
Data de inscrição : 19/12/2010
Idade : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por Femme Sáb 16 Jul 2011, 14:17

Com certeza, Pat. A publicidade com MJ trouxe muitos lucros pra Pepsi e, consequentemente, muito prejuízo pra Coca-cola. E mudar a fómula considerada "a mais secreta e desejada do mundo" (a da própria coca) é uma das maiores declarações disso! Ora, quem imaginaria que a poderosa Coca-cola ficaria tão abalada a este ponto? Isso trouxe grande perplexidade ao mercado mundial. Por isso que eu disse que este é mais um "pecado" que pode ser atribuído a MJ, só que este, merecidamente...rs...
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por MJElaine Sáb 16 Jul 2011, 15:46

"Ele realmente sabia o que funcionava."
E como sabia! Por isso teve tanto sucesso.

"...o acordo de Jackson com a Pepsi provavelmente permanecerá sendo porta-estandarte da indústria."
E o que Michael faz que não fica marcado e valendo como exemplo? Justamente pelo seu feeling e pela sua dedicação.

...acordos de 360 ​​graus "são muito eficazes, mas se eles vão se tornar notícia de primeira página realmente depende do nível de potência do artista. Eu não sei se nós vamos ver algo como isso novamente."
Artista como Michael não vai existir mais, portanto indústrias, esqueçam. A Era do sucesso e das notícias de primeira página acabaram. O nosso ídolo é o maior.
A Coca-Cola se afundaria de vez se tivesse contratado o Tito e o Jermaine para os comerciais, kkkkkkkk. Bota dinossauro, manca e tropeço, nisso. Morri de rir.
MJElaine
MJElaine
Super Fã!

Feminino Mensagens : 4023
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 65
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por Rosy Jack Sáb 16 Jul 2011, 18:03

Vejam como Michael é pioneiro em tudo, até em comerciais.
Mas eu realmente sou fascinada pelos comerciais da era Bad, aquele do Michael dirigindo o carro em alta velocidade é um dos meus preferidos.
"Michael Jackson", esse nome tem poder!
Rosy Jack
Rosy Jack
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por Fã Mimijackson Sáb 03 Set 2011, 23:46

Só sinto a Pepsi não o ter Homenageado Merecidamente após usa partida...
Demoraram muito p/ se manifestarem, enfim... DEVERIAM TER DEIXADO SUA MARCA, TIPO
SEU ROSTO DEFINITIVO NO RÓTULO EM GRATIDÃO A SUA FAMA E RIQUEZA.
" Que tal Pepsi? " mas teriam que pagar né gente, então...
Fã Mimijackson
Fã Mimijackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 185
Data de inscrição : 10/03/2011
Localização : SP
Humor : Sorrindo Sempre...

Ir para o topo Ir para baixo

 Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing Empty Re: Michael Jackson e Pepsi Fazem História no Marketing

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos