MJ Dreamer
ATENÇÃO:
Apenas o Notícias - This Is It está aberto aos visitantes.

Gostou?!
Para ter acesso a todo o conteúdo do MJ Dreamer, basta se cadastrar.
Entre e venha sonhar com a gente!
MJ Dreamer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

+5
JuJu Jackson Love Forever
Rê Jackson
Janinha
pat_marcel
Femme
9 participantes

Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Femme Dom 16 Dez 2012, 14:05


Jacqueline Woodson é escritora, duas vezes finalista do Prêmio Nacional do Livro e vencedora de três Prêmios Newbery e do Prêmio do Los Angeles Times Book. Seus livros mais recentes são "Beneath a Meth Moon" e "Each Kindness," que foi melhor livro de 2012 da School Library Journal. Para segui-la no Twitter @ JackieWoodson



O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Detalhes meticulosos não podem mascarar a falta de percepção neste retrato de uma das figuras mais importantes da minha juventude


Por Jacqueline Woodson, em 15 de dezembro de 2012

Traduzido por Femme, exclusivamente para o MJ Dreamer. Proibida a reprodução.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]


Na época em que ele tinha dois anos e meio de idade, meu filho estava obcecado com Michael Jackson - cantando letras truncadas para "Billie Jean", dançando junto com "Smooth Criminal" e "Bad", alertando-nos sobre quão assustador era "Thriller". Sua obsessão fez sentido para mim, porque Michael Jackson fazia sentido. Eu tinha sido uma criança dos anos 1960 e 70, crescendo na seção Bushwick do Brooklyn (o velho Bushwick, não o que as pessoas brancas agora vivem). Eu cresci no final do Voo Branco (a última família branca deixou o nosso bloco em 1971) na terra do afro esplendidamente arredondado, onde os cantos dos Panteras Negras e os Young Lords fluíam de nossas línguas, não porque entendíamos a sua enormidade, mas porque rimava e nos fazia sentir poderosos. Nós nos vimos refletidos nas obras de Nikki Giovanni e Pedro Pietri. Poderíamos ser a próxima Shirley Chisholm ou Hermon Badillo. "Say It Loud", James Brown gritava para nós. "Eu sou negro e tenho orgulho." Nina Simone nos disse que era jovem, talentosa e preta. Jesse Jackson nos mandou dizer "eu sou alguém!" E nós éramos. E Michael Jackson representou todas as nossas fabulosidades embrulhadas em um menino e seus irmãos.

Minha mãe migrou da Carolina do Sul, em 1968, e encontrou uma liberdade em Nova York, que ela nunca poderia sentir de volta para casa. Mas o Sul ficou com ela - nos amendoins salgados e familiares quilos de bolos enviados, na cadência lenta do Sul de suas palavras e sempre que a questão da raça era falada. O que era frequente. Nos fins de semana, ela pegava a sua peruca afro, pulverizada com Afro Sheen Holding Hair Spray e guardava ela na caixa de isopor, seu próprio cabelo curto natural agora livre por 48 horas.

Quando Michael Jackson e seus irmãos apareciam na tela da televisão, minha irmã e eu beijávamos a tela, enquanto meus irmãos praticavam suaves movimentos do grupo atrás de nós e minha mãe olhava com orgulho, adoração silenciosa. Nas raras ocasiões em nossa mãe nos permitia assistir a um filme de Elvis Presley, nós sabíamos que era melhor do que ir perto da tela. Era simplesmente pela graça de ter uma televisão com apenas seis canais de trabalho e um dia de fim de semana chuvoso em que ele era mesmo permitido dentro da nossa casa. Várias vezes, ouvimos como Elvis havia sido citado como dtendo dito que a única coisa que uma pessoa negra poderia fazer por ele era engraxar os seus sapatos. Vínhamos palestras ad nauseam sobre como ele tinha roubado os nossos movimentos, nosso estilo de cantar, até mesmo uma canção ou duas ou três. Ele era profundamente não amado em nossa casa e em muitas casas da nossa comunidade predominantemente negra e latina. Mas minha irmã e eu secretamente amavamos ele. A diferença era que nós amávamos Elvis à distância. Nós sabíamos que nunca o encontraríamos, sabíamos que ele nunca iria nos olhar nos olhos e realmente nos ver. Nós sabíamos que as meninas que ele amava dentro e fora das telas não eram Black and Beautiful - como nós estavam sendo ensinadas que éramos. Nós sabíamos que Elvis não entenderia nossas maravilhas. Nós sabíamos que ele era diferente. Mas isso não importava. Nós tínhamos Michael. Michael Jackson e seus irmãos olhavam para a câmera e nos viam. Sua pele era marrom como a nossa. Seu cabelo era grosso e natural, da mesma forma como o nosso era. Suas roupas eram, se nós pudésemos ofertálas a eles, roupas que nós teríamos usado. E em nosso pequeno lugar no Universo, nossa família tinha uma ligação ainda mais profunda. The Jackson Five, havia rumores, como nós, eram Testemunhas de Jeová. Num tempo em que a nossa conservadora, incompreendida (mesmo por nós) religião era algo que mantinha a minha irmã e os irmãos e eu muito distantes até mesmo os nossos amigos mais próximos, aqui nós estávamos assistindo um superstar que acreditava no Armageddon, na ressurreição, no Novo Mundo, em Jeová. Aqui estava um ídolo que não tinha permissão para celebrar aniversários ou feriados, que, quando não estava na estrada, provavelmente tinha que sentar para os mesmos estudos da bíblia na noite de segunda, os estudos da manhã de domingo da Sentinela, quinta à noite da Escola do Ministério e da breve oração: "Obrigado, Senhor, por este alimento e todas as outras bênçãos, através de seu filho, Jesus Cristo. Amém," antes de cada refeição. A possibilidade de um dia estar no mesmo lugar, com Michael Jackson, seja neste mundo ou no próximo, fazia sentido incrível para nós. Afinal, era uma parte do plano de Deus. Ou assim pensávamos.

Mas os anos se passaram.

Nós crescemos e longe da religião. Saímos ou permanecemos trancados, passamos para a faculdade ou tivemos empregos ao sair da escola. Conforme demos passos para o mundo, nós tivemos "Black Is Beautiful" e "Boriqua Forever" profundamente arraigados em nosso sangue e nossa sensação de que poderíamos ser e se tornar nos fez corajosos e nos moveu para a frente. Assim como Michael Jackson mudava fisicamente, nós também o fizemos. Ganhamos peso ou não, aumentamos os seios, alisamos o cabelo, fizemos nossas sobrancelhas. E mesmo se tivéssemos sido ensinados que "Black Don’t Crack” - que a melanina na nossa pele mantinha as rugas à distância e que somente as pessoas brancas faziam coisas malucas como cirurgia plástica - alguns de nós fizemos um pouco de trabalho em torno dos olhos, esticamos permanentemente o cabelo, tiramos um pouco de gordura dos quadris e da barriga, afinamos nossos narizes apenas um toque. Nós não queríamos ser brancos ou até mesmo "menos negros." Queríamos ser um pouco diferente.

Como jovens adultos, nós não conhecíamos a profunda história de abuso físico de Michael e não entendíamos o trauma de sua infância. Enquanto que nós olhamos para os espelhos de nossos eus futuros através das pessoas que vieram antes de nós, Michael olhava para nós. E, para ele, milhões de pessoas gritando deve ter refletido nada mais para ele do que um futuro apenas ligeiramente mais sombrio do que o seu passado. Como uma criança cresce com o abusivo Joe Jackson como um pai, quem foi o pai imprimindo a profundidade de sua beleza? Quem foi seu grupo de amigos lhe dizendo como ele era incrível, conhecendo-o profundamente e dando sentido a isso?

Como uma comunidade de cor, vimos o impacto trágico do mundo através dos olhos de Michael e do rosto em constante mudança. Ele parecia tão sortudo quando menino na tela de televisão em preto-e-branco de nossas infâncias. Agora, fomos percebendo, nós fomos os sortudos. Que, enquanto aqueles no mundo que nunca poderiam realmente nos conhecer rotulavam o nosso gueto de comunidade e nos chamavam de "menos favorecidos" (o que viria a ser substituído por "carentes" e, finalmente, simplesmente "urbano"), nós estávamos sendo protegidos e mimados pelos pais, que iam garantir que nosso senso de beleza e valor seria sentido por todo o caminho para a nossa medula.

É por isso que quando eu li o título da biografia exaustiva e desgastante de Randy Sullivan, "Intocável: A vida estranha e a trágica morte de Michael Jackson," eu já adiei isso. A vida de quem não é estranha? Cuja morte não é trágica? Que tipo de olhar do lado de fora poderia vir com tal título insensível? Como poderia Randy saber alguma coisa, se ele não se sente, como nós, na frente da tela da TV como o mundo de Black and White, e o que significava ser uma criança de cor dentro daquele mundo que caía sobre nós. E anos mais tarde, quando as pessoas brancas me perguntavam como eu explico Michael Jackson "branco" para meus filhos, eu respondi: "O que há para explicar?" Porque qualquer um que tenha passado um minuto neste país sabe que não se pode "tornar-se branco." Michael Jackson era um performer fantástico com um passado devastador que não tinha espelhos com que ver o seu lindo eu e quis, assim, mudar o rosto que eu amava como um filho. Ele não era menos negro. Nem menos Michael. Pelo menos, não para as pessoas que realmente viam ele.

Sullivan traz uma incrível quantidade de detalhes para a biografia. Pergunte-me sobre o quarto de infância de Michael. Eu posso lhe dizer agora. Pergunte-me sobre os advogados de Jackson, as ações judiciais, os puxa-sacos e vícios em benzos. Eu sei. Pergunte-me sobre seus hábitos de gastos, e aliados e inimigos e aliados que se tornaram inimigos. Pergunte-me sobre Michael e seus filhos indo para Las Vegas e saindo de Las Vegas e como eles viajaram e do tamanho de seus quartos de hotel. No entanto, eu encontrei-me desligada e francamente aborrecida com as minúcias. Era como se Sullivan percebesse muito cedo que ele não tinha nenhuma pista sobre quem Jackson realmente era, e ao invés de descobrir isso (e talvez até falar um pouco sobre o que significa ser um homem branco escrevendo sobre um homem negro), ele tentou preencher os buracos com minúsculos detalhes desnecessários. Página após página após página deles.

E porque cada detalhe é cuidadosamente escrito e relatado com tal falta de empatia ou auto-reflexão, que quando que eu estava no meio do livro, eu não queria mais isso na minha casa. Ele não aprofundou ou diminuiu os meus sentimentos por ou a compreensão de Michael Jackson. Sim, existem 601 páginas deste livro, seguidas de mais 175 páginas de notas e reconhecimentos. Para alguns, isso pode parecer importante - que alguém iria querer gastar tanto tempo e papel investigando uma vida. O que me entristece é que Sullivan parece ter perdido a parte mais importante daquela vida - que mudou e continua a mudar a vida das pessoas de cor em todo o mundo.

Meu filho tem quase cinco anos agora, e apesar de ter superado a sua obsessão por Michael Jackson, sempre que uma das músicas de Jackson vem, ele pára tudo o que está fazendo e parece refletir enquanto ele ouve as palavras. Ao perguntar-lhe se ele vai cantar junto, ele às vezes o faz, outras vezes, ele diz, "eu estou só ouvindo." Talvez ele já saiba o que Sullivan nunca aprendeu - a história de Michael Jackson, como sua música, é inerentemente entendida por aqueles que verdadeiramente escutam. E para aqueles que o fazem, nenhuma outra explicação é necessária.


Fonte: Salon
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por pat_marcel Dom 16 Dez 2012, 19:41

claphappy
Perfeito!
pat_marcel
pat_marcel
Super Fã!

Feminino Mensagens : 926
Data de inscrição : 19/12/2010
Idade : 42
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Janinha Dom 16 Dez 2012, 21:56

Eu até agora não consigo entender como Thomas Mesereau pode ter gravado um vídeo dizendo que esse livro mostra quem é o Michael de verdade...


O autor também escreveu um livro sobre o cantor Tupac e dizem que seguiu pelo mesmo caminho...o do racismo.
Janinha
Janinha
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3085
Data de inscrição : 18/08/2010
Idade : 48
Localização : Brumadinho,MG
Humor : Oscilante

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Femme Dom 16 Dez 2012, 22:25


Eu adorei esta crítica, acho que esta escritora premiada foi muito feliz na forma como expressou seus sentimentos e pensamentos, simplesmente apontando como não há nada para explicar em MJ. Ele fez o que quis, com o que lhe coube nesta vida, movido por sentimentos e memórias que não cabe a ninguém julgar. E muitos parecem esquecer que se sentem no direito de fazer as mudanças que quiser em si mesmo, sem ser cobrado por isso. E quem não busca mudar algo em si? Afinal, alguém se acha perfeito? Mas com MJ sempre havia o peso dos milhares de olhares sobre ele, de desconhecidos que o julgavam sem conhecê-lo, sem saber do homem por trás do mito. Como disse o poeta, "o essencial é invisível aos olhos."
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Janinha Dom 16 Dez 2012, 22:30

E é muito bom ver que essa crítica está espalhada por toda internet...tomara que afunde ainda mais o lixo...
Janinha
Janinha
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3085
Data de inscrição : 18/08/2010
Idade : 48
Localização : Brumadinho,MG
Humor : Oscilante

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Femme Dom 16 Dez 2012, 23:10


Várias partes me emocionaram nesta crítica, que com certeza foi escrita com todo coração, como estas:
Ele não era menos negro. Nem menos Michael. Pelo menos, não para as pessoas que realmente viam ele.
Lindo isso. Michael manteve sua essência, nunca traiu seus valores ou sua ética.

Como uma criança cresce com o abusivo Joe Jackson como um pai, quem foi o pai imprimindo a profundidade de sua beleza? Quem foi seu grupo de amigos lhe dizendo como ele era incrível, conhecendo-o profundamente e dando sentido a isso?
Sem palavras, aqui.

(...)a história de Michael Jackson, como sua música, é inerentemente entendida por aqueles que verdadeiramente escutam. E para aqueles que o fazem, nenhuma outra explicação é necessária.
A mais pura verdade. Michael não precisa ser explicado, basta ser reconhecido e aceito. E amado, pelo muito que nos deu.

Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Rê Jackson Dom 16 Dez 2012, 23:45

Ótima crítica.
O autor desse lixo cujo até o título é de dar náuseas, falou demais por não ter nada a dizer.



Rê Jackson
Rê Jackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5424
Data de inscrição : 03/08/2010

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por JuJu Jackson Love Forever Seg 17 Dez 2012, 20:50

Legal, adorei de mais essa matéria....
JuJu Jackson Love Forever
JuJu Jackson Love Forever
Super Fã!

Feminino Mensagens : 632
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 27
Localização : São Paulo
Humor : Muito Contente em participar do Fórum MJ Dreamer

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Tay Seg 17 Dez 2012, 21:53

Alguém me passou o link desse texto hoje pelo Facebook em inglês... me chamou atenção o que ela disse sobre o título do livro, que por si já é malicioso.

Eu achei muito interessante... o legado do Michael é o poder que ele tem em encantar as pessoas. Não importa o que digam...
Tay
Tay
Super Fã!

Feminino Mensagens : 1248
Data de inscrição : 15/08/2010
Idade : 36

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Rosy Jack Ter 18 Dez 2012, 20:25

Perfeita essa crítica! Não preciso acrescentar mais nada depois dessa frase.

Talvez ele já saiba o que Sullivan nunca aprendeu - a história de Michael Jackson, como sua música, é inerentemente entendida por aqueles que verdadeiramente escutam. E para aqueles que o fazem, nenhuma outra explicação é necessária.

Mas bem que poderíamos mandar esse texto ao Messereau.
Rosy Jack
Rosy Jack
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por MJElaine Ter 18 Dez 2012, 21:50

Resumindo: Michael foi uma pessoa tão simples e normal, mas tão incrível que nada mais é preciso saber sobre ele e isso até mesmo uma criança de 05 anos consegue entender.
Em outras palavras, o idiota do Sullivan quis ser tão abrangente e profundo, colocando tanta informação desnecessária no seu livro, que o tornou chato e sem sentido. Bem feito para ele!!!
Como o próprio Michael disse, se quisermos encontrá-lo e saber sobre ele, basta ouvir suas músicas, que está tudo lá. Simples assim, como Michael sempre foi, diferente da pessoa complexa que insistem em mostrar.

KKKKKKK, ela não conseguiu ler o livro até o final... Adorei!!!
MJElaine
MJElaine
Super Fã!

Feminino Mensagens : 4023
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 65
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Fã Mimijackson Dom 06 Jan 2013, 00:20

Ao perguntar-lhe se ele vai cantar junto, ele às vezes faz, outras vezes, ele diz “eu estou só ouvindo”. Talvez ele já saiba o que Sullivan nunca aprendeu – a história de Michael Jackson, como sua música, é inerentemente entendido por aqueles que realmente o escutam. E para aqueles que o fazem, outra explicação não é necessária.

Isto basta p/ minha resp. aqui a esse tópico... Um Garoto de 5 anos está já se Encantando com Michael porque o está conhecendo através de sua Música... Isto é muito Lindo: " Eu estou só Ouvindo "
O resto e resto de livros mundo afora a seu respeito, nem quero mais tomar conhecimento, sincera/e.

* ainda bem q o mundo está abrindo os olhos c/ relação a edições sobre Michael, desde q lí
A Magia e a Loucura, me enojei de muitos.... como esse são apenas suposições...
Fã Mimijackson
Fã Mimijackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 185
Data de inscrição : 10/03/2011
Localização : SP
Humor : Sorrindo Sempre...

Ir para o topo Ir para baixo

O Legado de Michael Jackson é "Intocável" Empty Re: O Legado de Michael Jackson é "Intocável"

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos