MJ Dreamer
ATENÇÃO:
Apenas o Notícias - This Is It está aberto aos visitantes.

Gostou?!
Para ter acesso a todo o conteúdo do MJ Dreamer, basta se cadastrar.
Entre e venha sonhar com a gente!
MJ Dreamer
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

+3
JuJu Jackson Love Forever
Janinha
Femme
7 participantes

Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por Femme Sáb 28 Abr 2012, 12:46


George Davis é professor emérito da Universidade Rutgers. Seu último livro é Until We Got Here.


Artigo: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan

A integração racial na mente americana

Por George Davis, em 11 de janeiro de 2012

Traduzido por Femme, exclusivamente para o MJ Dreamer. Proibida a reprodução.



O que acontece quando o espírito de "nós somos o mundo" entra em choque com o espírito de "nós somos donos do mundo"?

Imagine o mundo antes de 1960, antes do Movimento dos Direitos Civis e do Movimento das Mulheres, um mundo no qual três de cada quatro seres humanos na Terra estavam sob algum tipo de sujeição colonial. Mais difícil de imaginar, um mundo em que os americanos estavam condenados, ou auto-condenados, caso a sua busca espiritual se desviasse além do comportamento exigido nas instituições sociais - famílias, escolas, igrejas, comunidades e nações. É um mundo em que você nunca está livre para ser apenas você.

Se você puder imaginar isso, é fácil ver por que grande parte da vida desde a dissolução daquele mundo pré-1960 foi sobre o que fazer quanto às forças desencadeadas pelo rompimento. Sem medo dos perigos, alguns de nós permitiram à nossa identidade individual e nacional ficar ligada com a expansão e nutrir as forças desencadeadas e tentar unificá-las em uma grande e amorosa família humana. Uma espécie de identidade "nós somos o mundo", como nossos poetas públicos cantavam no meio da década de 1980.

Por outro lado, durante os anos 1980 havia o temor de que as forças liberadas estivessem girando descontroladas, interna e internacionalmente. Contenha elas, disseram os soldados da Revolução Reagan. A maioria de 0,01% via a Revolução Reagan como o melhor para os negócios e as conquistas comunistas em qualquer parte do mundo como ruim para os negócios. Tais conquistas eram ainda pior para a criação de um ambiente aconchegante, uma difusa unidade do tipo "nós somos o mundo".

Os comunistas tinham o sonho de uma grande mundial, mas com todas as instituições - famílias, escolas, igrejas, comunidades e nações - controladas pelos violentos e repressivos irmãos mais velhos, como Fidel Castro, Mao, e a corporação de sinistros irmãos mais velhos da União Soviética.

A liberdade espiritual do tipo "nós somos o mundo" não teve muito apoio dentro das massas cinzentas criadas nos estados comunistas. O materialismo obrigatório do comunismo era pior infinitamente que o materialismo opcional do capitalismo. Assim, até mesmo nós, os revolucionários dos anos 60 nos beneficiamos quando a engenharia de uma corrida armamentista de Reagan faliu e levou ao colapso do império soviético. Agora, as ferozes ações que rodeavam Reagan em Washington poderiam cantar "nós somos donos do mundo", ou em breve.

As duas forças espirituais fortemente opostas na América durante os anos 1980 - "nós somos o mundo" e "nós somos donos do mundo" foram estabelecidas em desacordo, como estavam na década de 1960. Os manipuladores de Reagan não queriam que ele se encontrasse com Michael Jackson, líder da força "nós somos o mundo". Jackson representava muitos dos excessos da revolução dos anos 60.

Sua imagem era a de uma estrela negra no uso de drogas que mesmo em meados dos anos 80 já estava se tornando o símbolo mundial da liberdade espiritual funcionando sem controle. Era exatamente o tipo de imagem que o Partido Republicano usava para atiçar o racismo, o sexismo, a homofobia, e zelo cristão evangélico para sua estratégia vitoriosa no sul.

No entanto, o encontro ocorreu. Jackson foi convidado para a Casa Branca de Reagan. A CNN chamou de "uma das mais fascinantes fotos da Casa Branca desde que o presidente Richard Nixon se encontrou com Elvis." Elvis era uma das figuras principais no que se pode chamar de "A Integração Racial da Mente Americana" que cresceu a partir da década de 1960.

Descendo para Arkansas, Bill "The Boy Governador" Clinton (assim chamado porque ele havia se tornado governador em 32 anos e parecia ainda mais jovem) também estava usando Elvis para integrar racialmente sua mente. Esse cara claramente branco viria a afirmar que ele foi "a América do primeiro presidente negro". Durante a década de 1980, Oprah tornou-se uma espécie de mãe terra global e Bill Cosby tornou-se "Pai dos Estados Unidos." As forças da união espiritual revidaram.

A questão desde os anos 1960 e, certamente, na década de 1980 era: poderia o espírito de "nós somos o mundo" encontrar a paz com o espírito de "nós somos donos do mundo?"

Essa pode ser a grande questão sub-textual na eleição de 2012.


Fonte: Melting Pot Modern


Última edição por Femme em Sáb 28 Abr 2012, 16:22, editado 1 vez(es)
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por Janinha Sáb 28 Abr 2012, 15:06

A parte da Oprah é um exagero,mesmo o autor falando de anos atrás e além do mais ela sempre foi poderosa nos EUA e não globalmente e nos dias de hoje nem lá ela continua com a essa bola toda...

E outro dia mesmo estava lendo em um blog sobre como políticos conservadores e religiosos radicais americanos usavam desavergonhadamente o nome do Michael para seus propósitos de alienação...Fiquei enojada com o preconceito e as mentiras baseadas nos tablóides.
Janinha
Janinha
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3085
Data de inscrição : 18/08/2010
Idade : 48
Localização : Brumadinho,MG
Humor : Oscilante

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por JuJu Jackson Love Forever Sáb 28 Abr 2012, 20:28

Bom, eu nunca gostei muito da Oprah mesmo, e quanto as tablóides, nem a nada o que dizer, só que eu odeio as barbaridades que inventam sobre o Michael, agora essa também? Políticos usando o nome do Michael também?????
JuJu Jackson Love Forever
JuJu Jackson Love Forever
Super Fã!

Feminino Mensagens : 632
Data de inscrição : 06/11/2011
Idade : 27
Localização : São Paulo
Humor : Muito Contente em participar do Fórum MJ Dreamer

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por Rosy Jack Sáb 28 Abr 2012, 20:39

Por isso que quando Michael veio ao Brasil não teve político nenhum ao seu lado. Eu gostei do Michael não ter ido a eventos acompanhado de políticos, imagino que ele vendo a situação crítica que a favela se encontrava, ele jamais posaria ao lado dessa gente hipócrita. Madonna fez isso, foi ao camarote com Dilma e uma penca de políticas, mas nesse caso ambas usaram a popularidade uma da outra.

Mas esse encontro com o Reagan, Michael foi homenageado e premiado por ser considerado um "exemplo para os jovens", não foi??? Eu sempre li sobre esse encontro como algo positivo e creio que foi, mas o autor do texto tem razão, no fundo Reagan usou um pouco a imagem do Michael.
Rosy Jack
Rosy Jack
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por ana claudia Sáb 28 Abr 2012, 20:58

A Ograh nem merecia ser citada nesse artigo .
ana claudia
ana claudia
Super Fã!

Feminino Mensagens : 3220
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 46
Humor : bom .

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por Femme Sáb 28 Abr 2012, 21:05


Embora este artigo não seja propriamente sobre MJ, ele traz alguma luz sobre o lugar que ele ocupa no imaginário popular americano e reconhece sua importância histórica para além de suas conquistas artísticas. MJ foi um exemplo daquilo que defendia, em suas músicas e sua atitude: liberdade, igualdade e fraternidade. E isso era ameaçador demais para um país cujos líderes lutavam para dominar o mundo.

As duas forças espirituais fortemente opostas na América durante os anos 1980 - "nós somos o mundo" e "nós somos donos do mundo" foram estabelecidas em desacordo, como estavam na década de 1960.
São forças completamente opostas, com certeza: quem quer ser "dono do mundo" não considera os demais como iguais, mas sim como inferiores. E o "nós somos o mundo" tem o sentido oposto, de irmandade.

Os manipuladores de Reagan não queriam que ele se encontrasse com Michael Jackson, líder da força "nós somos o mundo."
Eu adorei esta parte por que reconhece Michael como um líder das forças mais progressistas. Muita gente acredita que MJ era um conservador, por causa das suas opiniões religiosas, mas ele sempre foi um revolucionário. Lembro de uma entrevista ainda nos anos 70, em que ele diz que os americanos tinham muito a aprender com os países da América Latina. Imagina isso nos anos em que os EUA se achavam os donos do mundo!
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por Rosy Jack Sáb 28 Abr 2012, 22:15

Femme escreveu:
Os manipuladores de Reagan não queriam que ele se encontrasse com Michael Jackson, líder da força "nós somos o mundo."
Eu adorei esta parte por que reconhece Michael como um líder das forças mais progressistas. Muita gente acredita que MJ era um conservador, por causa das suas opiniões religiosas, mas ele sempre foi um revolucionário. Lembro de uma entrevista ainda nos anos 70, em que ele diz que os americanos tinham muito a aprender com os países da América Latina. Imagina isso nos anos em que os EUA se achavam os donos do mundo!
Pois é, Femme. Por isso que acho que o autor tem razão quando diz que Reagan usou o Michael, não no sentido frio e calculista, mas diante do que Michael representava no mundo, sua força e poder como um líder mesmo, Reagan reconhece isso quando ignora a opnião dos seus "manipuladores" e se encontra com o Michael deixando por um momento de ser o "nós somos os donos do mundo" para com ser "nós somos o mundo".
Rosy Jack
Rosy Jack
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por MJElaine Sáb 28 Abr 2012, 22:19

... Michael Jackson, líder da força "nós somos o mundo".
Amei esta parte. Michael sempre representou o todo, enquanto os EUA representam o "eu". Enquanto Michael sempre olhou para fora, à sua volta, os EUA sempre olharam só para dentro.

Femme escreveu:Lembro de uma entrevista ainda nos anos 70, em que ele diz que os americanos tinham muito a aprender com os países da América Latina. Imagina isso nos anos em que os EUA se achavam os donos do mundo!

A visão de mundo que Michael tinha lhe permitiu fazer essa afirmação, aliás, muito acertada. O EUA podem ser donos do mundo materialmente, mas eles têm muito o que aprender em termos de simplicidade e fraternidade.

Rosy Jack escreveu:Mas esse encontro com o Reagan, Michael foi homenageado e premiado por ser considerado um "exemplo para os jovens", não foi??? Eu sempre li sobre esse encontro como algo positivo e creio que foi, mas o autor do texto tem razão, no fundo Reagan usou um pouco a imagem do Michael.
Isso mesmo, Rosy, o prêmio dado a Michael foi pelo seu apoio a entidades que ajudavam pessoas com vício em álcool e drogas, oposto da imagem que muitos tinham dele, ou seja, "de uma estrela negra no uso de drogas" . Ele tb. foi reconhecido por permitir que a música "Beat It" fosse usada na campanha contra adolescentes dirigirem e beberem.
MJElaine
MJElaine
Super Fã!

Feminino Mensagens : 4023
Data de inscrição : 04/08/2010
Idade : 65
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por Femme Sáb 28 Abr 2012, 23:39

Rosy Jack escreveu:Pois é, Femme. Por isso que acho que o autor tem razão quando diz que Reagan usou o Michael, não no sentido frio e calculista, mas diante do que Michael representava no mundo, sua força e poder como um líder mesmo, Reagan reconhece isso quando ignora a opnião dos seus "manipuladores" e se encontra com o Michael deixando por um momento de ser o "nós somos os donos do mundo" para com ser "nós somos o mundo".
Rosy, eu concordo que Reagan usou Michael. Na verdade, eu abomino a era Reagan. Acho uma das piores, das mais retrógradas que já houve, e acho que Reagan agiu friamente sim, tentando usar a imagem e o prestígio de MJ para fingir que se importava com os mesmos ideais que ele defendia. Reagan era o oposto absoluto de MJ, na minha opinião. Por isso achei muito interessante esta polarização que o autor coloca entre os dois ideais espirituais.
Femme
Femme
Moderação

Feminino Mensagens : 3925
Data de inscrição : 10/07/2010

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por Rosy Jack Dom 29 Abr 2012, 20:56

MJElaine escreveu:
Rosy Jack escreveu:Mas esse encontro com o Reagan, Michael foi homenageado e premiado por ser considerado um "exemplo para os jovens", não foi??? Eu sempre li sobre esse encontro como algo positivo e creio que foi, mas o autor do texto tem razão, no fundo Reagan usou um pouco a imagem do Michael.
Isso mesmo, Rosy, o prêmio dado a Michael foi pelo seu apoio a entidades que ajudavam pessoas com vício em álcool e drogas, oposto da imagem que muitos tinham dele, ou seja, "de uma estrela negra no uso de drogas" . Ele tb. foi reconhecido por permitir que a música "Beat It" fosse usada na campanha contra adolescentes dirigirem e beberem.
Isso mesmo, Elaine [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ! Que memóriaa boa vç tem!

Femme escreveu:
Rosy Jack escreveu:Pois é, Femme. Por isso que acho que o autor tem razão quando diz que Reagan usou o Michael, não no sentido frio e calculista, mas diante do que Michael representava no mundo, sua força e poder como um líder mesmo, Reagan reconhece isso quando ignora a opnião dos seus "manipuladores" e se encontra com o Michael deixando por um momento de ser o "nós somos os donos do mundo" para com ser "nós somos o mundo".
Rosy, eu concordo que Reagan usou Michael. Na verdade, eu abomino a era Reagan. Acho uma das piores, das mais retrógradas que já houve, e acho que Reagan agiu friamente sim, tentando usar a imagem e o prestígio de MJ para fingir que se importava com os mesmos ideais que ele defendia. Reagan era o oposto absoluto de MJ, na minha opinião. Por isso achei muito interessante esta polarização que o autor coloca entre os dois ideais espirituais.
Afe, eu não sei e nem me lembro muito sobre a era Reagan não, Femme. Sendo assim, agora eu entendi mais esse texto!
Rosy Jack
Rosy Jack
Super Fã!

Feminino Mensagens : 5165
Data de inscrição : 04/08/2010
Localização : Michael City

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por Fã Mimijackson Ter 01 maio 2012, 19:21

Sempre achei muito Honroso para Michael, ter sido Reconhecido; diga-se de passagem Merecidamente
por toda a percursão de sua luta contra o Racismo. Seu apoio nas causas q políticos são sempre os
encarregados na resolução; mas Michael Jackson sempre Enxergando além de seu Cristalino e sempre
em Ação! Alguns países onde passou, foram Lindas as homenagens feitas a ele. Pena q o Brasil não se
dispôs a isso. Também, por aqui tem muito Marias vai com as Outras. Basta uma Injusta Mídia para que
se apague todo o Conteúdo de algo ou alguém. Michael foi muito mais q apenas um Entretenimento.
Ainda hoje nos deparamos com algumas injustiças tipo Jabour.... bem, o que vale é que Michael Jackson
é considerado Líder nas mudanças da Velha e Racista América... isto mesmo. Michael provou que mesmo
enfrentando muitos preconceitos; vale muito a pena lutar por seus direitos. (em todas as áreas)
Parabéns Michael Jackson! O Mundo Agradece sua Coragem e Iniciativa. Hoje, graças a suaFidelidade; Pretos e Brancos são um Só. em qualquer parte do Mundo! I Love MJ I Love MJ I Love MJ
Fã Mimijackson
Fã Mimijackson
Super Fã!

Feminino Mensagens : 185
Data de inscrição : 10/03/2011
Localização : SP
Humor : Sorrindo Sempre...

Ir para o topo Ir para baixo

Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana Empty Re: Quando Michael Jackson Conheceu Ronald Reagan: A Integração Racial na Mente Americana

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos